Meditação do dia: 26/09/2023
“Depois pegou o livro da aliança e o leu para o povo. E eles disseram: Tudo o que o Senhor falou nós faremos e obedeceremos.” (Ex 24.6)
O Livro da Aliança – Até aqui, na história do povo de Deus, as alianças foram celebradas e confirmadas com outras gerações, com alguns sinais ou símbolos que validariam a permanência na sua validade. Com Abraão, o símbolo foi a circuncisão: “⁷ Estabelecerei uma aliança entre mim e você e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o seu Deus e o Deus da sua descendência.⁸ Darei a você e à sua descendência a terra onde agora você é estrangeiro, toda a terra de Canaã, como propriedade perpétua, e serei o Deus deles.⁹ Deus disse ainda a Abraão: Guarde a minha aliança, você e a sua descendência no decurso das suas gerações.¹⁰ Esta é a aliança que vocês guardarão entre mim e vocês e a sua descendência: todos do sexo masculino que estão no meio de vocês deverão ser circuncidados.¹¹ Vocês devem circuncidar a carne do prepúcio e isso servirá como sinal de aliança entre mim e vocês.¹² O menino que tem oito dias será circuncidado entre vocês. Todos do sexo masculino nas suas gerações devem ser circuncidados, também o escravo nascido em casa e o comprado de qualquer estrangeiro, que não for da sua linhagem” (Gn 17.7-12). A aliança incluía a bênção de prosperar em descendentes, possuir a Terra de Canaã toda, posse perpétua; serem povo exclusivo de Deus; guardarem essa aliança no decurso das gerações; todo descendente ou adquirido masculino seria circuncidado. Tudo isso Abraão praticou e ensinou aos seus descendentes, Ismael e Isaque, que ensinou a Esaú e Jacó, que ensinou aos doze filhos que se tornaram as doze tribos de Israel. Agora Deus estava celebrando uma aliança com a nação de Israel; até aqui, os descendentes de Israel viviam sob as bases da aliança com a família, que fora sendo ratificada geração após geração. Ao saírem do Egito, eles foram organizados e o processo de se tornarem uma nação estava sendo levado a efeito e Moisés estava escrevendo esses estatutos, o que regulamentaria todos os procedimentos. Pela primeira vez essa aliança ganhava uma versão escrita, o que facilitaria a transmissão. Moisés leu os termos de tal aliança e eles teriam que validar confirmando se aceitariam ou não e na verdade eles confirmaram, prometendo acatar, acolher, obedecer e praticar tudo o que ali estava registrado. Os anciãos, representado todas as pessoas, empenharam a palavra e seriam eles também os responsáveis por ensinar e fazer acontecer o cumprimento da aliança. Agora eles deixavam de ser um agrupamento de pessoas, para ganharem uma identidade e se tornarem uma nação, com um propósito e um destino.
Senhor, agradecemos as verdades reveladas na tua Palavra, porque elas estabelecem a tua vontade para as nossas vidas. Somos adoradores, servos e filhos, dentro de uma aliança que garante a nossa segurança e a participação nas tuas promessas. Agradecemos por tudo isso e por tudo que ela significa, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason