Meditação do dia: 29/09/2023
“E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade.” (Ex 24.10)
Viram o Deus de Israel – Eu já ministrei na igreja sobre esse texto bíblico quando fiz uma série de mensagens sobre a glória de Deus. A manifestação da glória de Deus é algo transformador para qualquer cristão e adorador. Isso ensina sobre as razões porque em tantos textos das Escrituras Sagradas, se fala e Deus mesmo se mostra tão zeloso pela sua glória e as finalidades dele se manifestar aos homens. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade” (Sl 115.1). outra referencia tremenda e muito conhecida é dita pelo profeta Isaías: “Eu sou o Senhor:
este é o meu nome. Não darei a mais ninguém a minha glória, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Is 42.8). Quando se fala na manifestação da glória de Deus não se deixa de citar a clássica visão de Isaías: “E clamavam uns para os outros, dizendo:
“Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Is 6.3). Para mim, uma citação sobre a glória de Deus que me faz muito bem foi feita por Jesus: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!” (Mt 6.13). Falando especificamente sobre a experiencia daquelas pessoas que subiram ao monte com Moisés, foi algo muito marcante e certamente impactante. Sabemos que eles estiveram na presença do Senhor lá no alto do monte e presenciaram fatos difíceis de serem descritos em palavras. Seguindo a trilha do texto eles viram uma espécie de plataforma, acredito ser flutuante, grande, de safira, que é uma pedra preciosa, de cor muito intensa e cristalina; entre as mais conhecidas está a azul. Segundo a descrição do texto era mesmo azul, pois se parecia com o céu em momento de claridade. Uma pedra preciosa grande e trabalhada, é muito bonita, mas o texto descreve uma pavimentação, ou seja, um estrado, uma plataforma, mui provavelmente de uma pedra única. Se pode dar asas à imaginação e à criatividade, que ainda assim ficaremos muito aquém da realidade. Aquilo poderia estar oculto pela nuvem que cobrira o monte; poderia estar oculto apenas da visão dos humanos acampados ali em baixo; poderia estar numa dimensão espiritual, que eles acessaram? Todas essas possibilidades fazem sentido e ainda pode haver outras tantas, ou a única que de fato aconteceu. Não creio que seria edificante ficar especulando; mas acho que vale muito a busca por discernimento e mais ainda, valorizar a contemplação e a adoração a Deus.
Senhor, agradeço o privilegio de participar do conhecimento que as tuas manifestações trazem para nossas vidas. Reconhecemos que estamos limitados mas a nossa fé nos leva a aceitar aquilo que está revelado, como sendo algo que vai nos conduzir a experiencias maiores e mais profundas sobre os teus planos e propósitos para nossas vidas. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason