As Tábuas de Pedra

Meditação do dia: 03/10/2023

“Então o Senhor disse a Moisés: Suba para junto de mim, no monte, e fique lá; darei a você tábuas de pedra, a lei e os mandamentos que escrevi, para que você ensine o povo.” (Ex 24.11)

As Tábuas de Pedra – Uma das razões principais de Moisés ter sido convidado por Deus para subir o Monte Sinai e permanecer um tempo lá, na sua presença, era para receber uma revelação extensa, detalhada e pormenorizada da lei e dos mandamentos que ele deveria ensinar ao povo. Entre as principais coisas que aconteceria nesse período de tempo, estava receber as famosas “Tábuas da Lei;” é muito difícil precisar os valores contidos naqueles objetos. A priori, eram tábuas lavradas de pedra, quem sabe, dalí mesmo daquele monte; nada impede também que fossem de outro lugar; também não vem ao caso, como foram beneficiadas, se de maneira rústica, ou se era bem trabalhada, como nossas pedras de mármore ou granito e outras espécies, tão comumente utilizadas em decoração e fabricação de móveis, utensílios e revestimento em construção. O fato que as torna valiosas eram o conteúdo, ou seja, o que estava escrito, para que servisse de instrução para a vida espiritual daquele povo. Também o fato de ter sido escrita por Deus, entalhando as palavras, que formam o que conhecemos como “os dez mandamentos,” que são um resumo da lei moral de Deus. Era um grande privilégio receber diretamente das mãos divinas algo, que poderia ser levado e mostrado, guardado e servir a uma causa tão nobre. Por outro lado, agora, pensando com a cabeça de um ocidental, cristão da nova Aliança, e vivendo numa época tão distante dos fatos, isso nos permite ter uma visão diferenciada daquilo. Você pode imaginar o valor sacramental, místico e atrativo que aquelas tábuas teriam hoje, se estivessem preservadas em algum lugar? Que centro de peregrinação isso não provocaria! Mas elas tinham um propósito, com o qual Deus estava interessado e comprometido e isso é o que deve prender a nossa atenção. Como podemos aprender e guardar sua vontade, desfrutando da sua graça e bondade?

Senhor, agradecemos ter nos dado a sua Lei, e se revelado doador generoso, para que as pessoas pudessem te conhecer, por experimentarem a tua vontade revelada pelos teus mandamentos e cujo propósito era trazer vida de qualidade. Para sempre, a tua Palavra permanece, porque é tão eterna, verdadeira, santa e justa quando o Senhor é. Te agradecemos por ela. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário