Meditação do dia: 05/10/2023
“Ele disse aos anciãos: Esperem aqui até que voltemos para junto de vocês. Eis que Arão e Hur ficam com vocês; quem tiver alguma questão deve se dirigir a eles.” (Ex 24.14)
O Serviço de Cada Um – Quando pensamos na obra de Deus a ser realizada por nós, como partes da Igreja, percebemos que muitas pessoas não se sentem participantes de qualquer coisa. Alguns se sentem chamados para algo e só quer se envolver com aquilo e outros estão dispostos a servir, desde que isso não interfira nas suas conveniências. Na verdade, há trabalho para todos, há espaços para todos servirem e ninguém é inútil ou inadequado para servir. Cada pessoa foi criada por Deus com determinadas habilidades e competências, que servem para realização pessoal, na sua vida privada, de onde ela pode levantar o seu sustento, pode prosperar e abençoar de múltiplas formas a sociedade ao seu redor, como também universalmente. Quantos inventos e criações que hoje são utilidades que facilitam a vida de tantas pessoas. As comunicações, as transmissões de dados, a facilidade das movimentações financeiras, lazer e diversão, saúde e tecnologias com as mais variadas funcionalidades estão disponíveis ao alcance de quase todos e em todos os cantos do mundo. Quantas dessas coisas podem estar a serviço do Reino de Deus e com excelentes resultados? Pensando naquela situação, onde Moisés tinha que voltar a subir o Monte Sinai, agora na companhia de Josué, ele delegou a Arão, o Sumo Sacerdote, e a Hur, segundo a tradição, era o cunhado, marido de Miriã; que estivessem disponíveis aos anciãos e ao povo para que as questões que surgissem, fossem resolvidas e mantivessem o povo motivado, alegres e disponíveis para servirem a Deus como haviam se comprometido com a obediência às verdades já reveladas. Refletindo sobre os fatos, para nossa aprendizagem: Há o papel de Moisés na liderança principal – lá, era ele, aqui, hoje, pode ser você, eu, ou outra pessoa levantada por Deus. Havia Josué, o auxiliar confiável e serviçal disponível, humilde e sempre presente. Lá era Josué – hoje, pode ser eu, você ou alguém que está ao nosso redor, por perto e disponível. Há o lugar para Arão, para Hur, para os anciãos, que eram setenta; ainda há muitas outras posições e funções a serem preenchidas, e em muitas dessas situações, isso permanecerá anônima e será pouco notada ou levada em consideração. Estamos disponíveis a servir sem que isso traga visibilidade, reconhecimento, aplausos, elogios e algum tipo de dividendo? Qual é a minha causa, pela qual estou disponível a dar tudo, tudo mesmo, pois acredito nela? Dizem que “se não houver uma causa pela qual valha a pena morrer, provavelmente, não vale a pena viver!”
Deus de amor, de graça e bondade, te louvamos e engrandecemos o nome, disponíveis para servir e abençoar as pessoas e as vidas ao nosso redor. Buscamos discernimento para entender a nossa missão, a nossa parte da tarefa e queremos muito cumprir o proposito para o qual fomos criados e alcançados pela redenção em Cristo Jesus. Te adoramos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.
Pr Jason