Meditação do dia: 14/10/2023
“O Senhor disse a Moisés: Diga aos filhos de Israel que me tragam uma oferta. De todo homem cujo coração o mover para isso, dele vocês receberão a minha oferta.” (Ex 24.18)
Coração Voluntário – Os princípios divinos estão expostos por todo lado nas Escrituras, cabendo a nós explorar, descobrir e colocar em ação para o nosso próprio enriquecimento e prazer. Estamos falando que Deus não dá ordens absurdas; não pede nada que não tenhamos para entregar e nem mesmo permite vir sobre nós provação maior do que as nossas forças. Quando lemos que Deus é o Criador de todas as coisas, estamos literalmente afirmando que ele criou mesmo todas as coisas; e todas as coisas significa mesmo TODAS AS COISAS! Come a pensar pela criação do próprio homem: criado no sexto dia da criação. “²⁷ Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. ³¹ Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia” (Gn 1.27,31). O homem só foi criado, quando já havia todo o ambiente pronto e preparado para ele viver e existir aqui. Tudo foi assim: Os animais aquáticos foram criados depois da criação da água. Os animais terrestres, foram criados depois que o ambiente apropriado já existia. Os astros foram criados depois que já existia céus… Quando Deus tirou os filhos de Israel do Egito, ele disse para eles pedirem coisas, objetos, presentes aos egípcios e que eles achariam graça aos olhos deles e de fato aconteceu: “Fale, agora, aos ouvidos do povo que todo homem peça ao seu vizinho e que toda mulher peça à sua vizinha objetos de prata e de ouro” (Ex 11.2). Todo mundo fora indenizado pelos anos de trabalho que serviram de graça aos egípcios, portando quando Deus pediu que lhes oferecessem uma oferta, ele não estava pedindo algo impossível. Quando não se reconhece essa capacidade provedora divina, é muito fácil fazer uma acusação injusta a Deus, como fez aquele homem da parábola contada por Jesus. “Chegando, por fim, o que tinha recebido um talento, disse: “Sabendo que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não espalhou, fiquei com medo e escondi o seu talento na terra; aqui está o que é seu.” (Mt 25.24,25). Com um caráter tal, Deus queria que apenas pessoas com um coração voluntárioso e de livre vontade, se apresentasse para ofertar.
Pai, graças te dou e como povo, graças te damos, por ser quem és e ensinar ao teu povo de forma tão prática, como se revela na tua Palavra. O teu amor está presente em toda a tua obra e a doação é a marca do amor. Agradecemos por isso, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason