Meditação do dia: 17/10/2023
“Segundo tudo o que eu mostrar a você como modelo do tabernáculo e como modelo de todos os seus móveis, assim mesmo vocês o farão.” (Ex 25.9)
Fazer Segundo o Modelo – Como pessoas falíveis, podemos falhar em comunicar idéias que pareceriam muito simples. A utilização de uma palavra inadequada, ou no contexto errado, pode fazer uma grande diferença. Deus, porém, não passa por isso; suas palavras dizem exatamente o deveria significar, nem mais e nem menos. Outra questão bastante importante é a habilidade das pessoas em seguir ordens. Muita gente boa não gosta de seguir ordens, e alguns se propõe a interpretar por conta própria o que lhe é ordenado e as consequências podem ser desastrosas. O povo de Israel estava aguardando Moisés descer do monte, onde estava na presença de Deus recebendo instruções, mandamentos e ordens que deveriam serem implementados assim que ele as transmitisse. Uma ordem, veio com a recomendação expressa de que deveriam fazer um tabernáculo para servir de lugar de adoração, um santuário, onde a presença do Senhor seria marcante e constante. Não poderia ser qualquer tabernáculo ou feito de qualquer forma, ainda que muito bem feito. Deus estaria dando as medidas precisas e as formas, e os mínimos detalhes de todas as peças e dos utensílios que seriam utilizados no serviço de culto naquele tabernáculo. Sempre gostei de pensar nesse texto e viajar na imaginação criativa sobre as dimensões espirituais e metafísicas, além dos nossos conhecimentos rotineiros. Lá no alto do Monte Sinai, na presença divina, Moisés recebeu as instruções, mas também foi lhe mostrado um modelo daquilo que ele deveria fazer. Isto significa que o tabernáculo erigido por eles, era na verdade, uma réplica de um original. Moisés estava no monte ou no céu? Ou ele teve acesso a outras coisas e lugares que desconhecemos? Quando Noé recebeu as instruções para construir a Arca, as medidas vieram para ele, de forma, que mesmo não sendo ele um perito naval ou em engenharia, ele executou perfeitamente. “¹⁴Faça uma arca de tábuas de cipreste. Nela você fará compartimentos e a revestirá com betume por dentro e por fora. ¹⁵Deste modo você a fará: seu comprimento será de cento e trinta metros, a largura, de vinte e dois; e a altura, de treze. ¹⁶Faça uma cobertura, deixando entre ela e a arca uma abertura de meio metro. Coloque uma porta lateral e faça três andares: um embaixo, um segundo e um terceiro” (Gn 6.14-16). Já ouvi dizer, que a Marinha Inglesa, já fez uma embarcação seguindo essas proporções e a conclusão que foi uma embarcação notável em termos de flutuação. Lembrando que o propósito da Arca não era ser um barco de negação, mas de flutuação. A nossa lição do dia é: Como acatamos as instruções recebidas de Deus? Paramos para ouvir e nos certificar que entendemos e podemos executar? Temos humildade para seguir as instruções tais quais nos foram dadas?
Senhor, agradecemos pelas ordens, missões e instruções dadas em tua Palavra que podem nortear as nossas vidas e nos guiar ao sucesso e a realização daquilo para o qual fomos chamados. Reconhecendo a tua sabedoria e teu divino poder, podemos confiar que as tuas instruções são boas, claras, precisas e funcionam. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason