Meditação do dia: 20/10/2023
“Faça também um propiciatório de ouro puro, de um metro e dez de comprimento e sessenta e seis centímetros de largura.” (Ex 25.17)
O Propiciatório – Algumas palavras bíblicas são pouco utilizadas no contexto da vida cotidiana, com uso mais restrito às áreas de culto, fé e religiosidade. Uma delas essa que vamos trabalhar hoje. O propiciatório – literalmente era uma tampa, que cobria a Arca da Aliança, também chamada de Arca do Testemunho. Conforme descrito mais à frente, essa peça era maciça, de outro puro: “Fez também o propiciatório de ouro puro, de um metro e dez de comprimento e sessenta e seis centímetros de largura” (Ex 37.6). O nome dessa peça, que tinha uma função muito peculiar e importante, vem exatamente dessa utilidade, porque ali seria o lugar onde se faria a propiciação pelos pecados do povo. Um dicionário de língua portuguesa, trás a seguinte definição de propiciatório: “1. Templo, santuário ou lugar de amerceamento, de concessão de mercê. 2. Fórmula ou reza que torna um deus propício.” Simplificando: É um local onde se oferece algo para alcançar o favor ou o perdão de Deus. No culto a Deus praticado pelos israelitas daqueles tempos, eles ofereciam sacrifícios de animais, sobre um altar de bronze, que ficava na entrada do Tabernáculo. Havia uma festa anual, chamada de festa da Expiação; nesse dia, o sumo sacerdote, depois de oferecer sacrifícios pelos seus próprios pecados ele então entrava no lugar mais sagrado, o Santo dos Santos, onde ficava a Arca da Aliança e ali, naquele propiciatório, ele respingava do sangue do sacrifício pelos pecados da nação. Aquilo valia pela expiação ou cobrir, perdoar, os pecados da nação e tinha validade por um ano, até o próximo dia da Expiação. “⁷Mas, no segundo, o sumo sacerdote entra sozinho uma vez por ano, não sem sangue, que oferece por si e pelos pecados de ignorância do povo. ¹¹ Quando, porém, Cristo veio como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos humanas, quer dizer, não desta criação, ¹²e não pelo sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santuário, uma vez por todas, e obteve uma eterna redenção.” (Hb 9.7,11,12).
Agradecemos, Senhor, pelos ensinamentos da tua Palavra que nos permitem alcançar o teu favor e assim servos abençoados com os recursos que providenciastes para a nossa salvação. Te louvamos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason