Em Cima do Propiciatório

Meditação do dia: 24/10/2023

“Ali eu me encontrarei com você e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei com você a respeito de tudo o que eu lhe ordenar para os filhos de Israel.” (Ex 25.22)

Em Cima do Propiciatório – Esse lugar era muito especial, porque era o lugar da manifestação divina. Aquele conjunto de peças do mobiliário do Tabernáculo, representava a obra da redenção. Todo o relacionamento de Deus com o seu povo está baseado na redenção. A santidade de Deus encontra a verdadeira justiça satisfeita ali no lugar onde se faz a expiação dos pecados. Aquele sangue aspergido no propiciatório, entre aqueles Querubins, era a base da relação divina com a humanidade, era dali que Deus iria falar e tratar com Moisés que representava todo o povo de Israel. Buscamos perdão e restauração da comunhão Deus somente através de Jesus Cristo. Ali, Deus fala conosco; ali Deus intervém na vida da pessoa. Jesus morreu para fazer a correção da rota das vidas perdidas através do pecado. Havia todo aquele simbolismo, que representava a completa obra de Cristo na cruz; como não poderia ser feito por um único meio, uma única oferta e por uma única pessoa e de uma vez por todas, então todos os rituais se juntavam para dar a idéia completa. Só uma vez no ano alguém entraria ali e deveria ser alguém com autoridade e ministério dedicado a representar o povo, um intercessor, no caso, o Sumo Sacerdote. Ele primeiro cuidaria dos seus pecados e acertaria sua relação com Deus e devidamente aparamentado, com vestes apropriadas, os símbolos do sacerdócio, com as suas atribuições e responsabilidades, entraria até o santo dos santos para aspergir o sangue do sacrifício pelo perdão dos pecados do povo e da nação. Jesus fez isso, uma única vez, por seu ele o Cristo, o enviado de Deus e com todas as qualidades de um salvador verdadeiro. Esse lugar, agora, deve ser encontrado dentro dos corações arrependidos e dispostos a abandonar o pecado e encontrar com Deus e nele serem satisfeitos e completos. Esse tipo de entendimento, só o alcançamos em experiencias pessoais, de busca, contínua até o espirito humano alcançar esse estágio de se satisfazer com a presença divina. Intelectualmente não faz muito sentido e por mais que se tente entender, ainda assim, as verdades espirituais só podem serem acessadas pela fé e a nível de espírito. A pessoa tem que sair da zona comum, natural, onde todos os demais lidam; é mais profundo e para isso é preciso coragem e perseverança na busca.

Senhor Deus e Pai, obrigado por se revelar e nos dar a entender os teus planos e a tua vontade. Pela fé, podemos aproximar mais e mais das tuas promessas e dos teus propósitos. Pedimos ajuda do Espírito Santo para nos guiar por esse caminho de encontro ao Senhor. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário