O Candelabro

Meditação do dia: 27/10/2023

“³¹Faça também um candelabro de ouro puro; de ouro batido deverá ser feito este candelabro. O seu pedestal, a sua haste, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. ³²Seis hastes sairão dos lados do candelabro: três de um lado e três do outro.” (Ex 25.31,32)

O Candelabro – Também conhecido como “Menorah,” esse candelabro, ou luminária, juntamente com a estrela de Davi, aquela estrela de seis pontas, são os símbolos mais conhecidas da fé judaica e hoje são símbolos do Estado de Israel. Ele ficava no lugar santo e iluminava o ambiente e seguindo as prescrições dadas à Moisés, ele era aceso antes de escurecer e só era apagado depois do sol raiar. Uma alusão a presença de Deus como luz para o seu povo e posteriormente, na Nova Aliança, Jesus assumiu esse papel ao se colocar como a luz do mundo. “De novo, Jesus lhes falou, dizendo: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12). Com base na identidade de corpo que os cristãos assumem no ministrar ao mundo, através do testemunho, recebemos também o importante papel de sermos luz. “¹⁴Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. ¹⁵Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. ¹⁶Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5.14-16). Precisamos crescer no conhecimento daquilo para o qual fomos chamados a servir, pois caso contrário, o nanismo espiritual fará que as pessoas se convertam e se apeguem egoisticamente em sua própria experiencia de salvação e não queiram crescer e se desenvolver; nossa vocação vai bem mais além de simplesmente sermos salvos e perdoados; depois de salvos, somos também comissionados a fazermos discípulos através de uma vida de serviço e testemunho, disseminando a luz do evangelho através de vidas transformadas. “para que sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual vocês brilham como luzeiros no mundo” (Fp 2.15).

Senhor, obrigado por ser a luz do mundo para que os que te seguem não andem em trevas; somos abençoados com a luz da tua glória. Agradecemos pelo convite e missão de servir como luz a esse mundo conturbado e entenebrecido pelo pecado. Nossa gratidão e louvor a Deus Pai, ao Senhor Jesus e ao Espírito Santo, que nos guia todos os dias para o caminho da vida. Amém.

Pr Jason

Deixe um comentário