Lâmpada Acesa Continuamente

Meditação do dia: 30/10/2023

“²⁰Ordene aos filhos de Israel que tragam a você azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente. ²¹Na tenda do encontro fora do véu, que está diante da arca do testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, diante do Senhor. Este será um estatuto perpétuo entre os filhos de Israel de geração em geração.” (Ex 27.20,21)

Lâmpada Acesa Continuamente – Percebemos que muitas coisas ordenadas por Deus para que Moisés instruísse os filhos de Israel a fazerem, tinha caráter permanente, no sentido mais literal possível; aqui também, a lâmpada deveria ser abastecida e o suprimento ser provisionado para que nunca faltasse e ela pudesse ser mantida acesa conforme os preceitos do ritual, de geração em geração. Podemos imaginar, que a inauguração desse tabernáculo se deu no segundo ano da saída do Egito; sendo assim, uma criança que nascera ali no deserto nos dias da inauguração, quando eles entraram em Canaã, essa pessoa já tinha trinta e oito anos de idade e viu aquilo acontecer e se repetir todos os dias de sua vida e aquilo seria ensinado e passado para seus filhos e os filhos de seus filhos em uma sucessão interminável. Isso exige fé, obediência, determinação, superação de obstáculos, ser criativo em tempos de crises e dificuldades. Constantemente assistimos na TV programas e reportagens sobre algumas festividades religiosas que já tem mais de duzentos anos e a uma força muito grande das tradições familiares para preservar e perpetuar tais práticas. Dentro das famílias, existe uma força muito forte capaz de manter acesa uma chama e perpetua-la, desde que certos princípios não sejam violados. Foi o que Deus ensinou aos povos antigos e muitas dessas verdades foram registradas nas Sagradas Escrituras transmitidas ao antigo povo de Israel. Celebrar com festas as grandes marcas e conquistas, ensinando aos filhos e ajudando-os a repetirem os atos e passa-los adiante de geração em geração. Agora, por exemplo, no nosso presente, estamos vivenciando uma fase crítica da sociedade e da civilização humana, onde alguns alcançaram um bom progresso e desenvolvimento e outros vivem ao lado disso, numa ilusão de que alcançaram uma iluminação tal que têm todas as respostas. Com esse orgulho e arrogância social, os princípios divinos, morais e sociais que são fundamentos firmes para o bem da humanidade, são assolados por ventos de vaidades destruidoras. Em todo o globo, é muito pequeno o índice de natalidade, consequentemente, a população envelhecida ficou maior que a proporção mais jovem e em idade produtiva, com sistemas de sustento dessa massa idosa provida pela ala produtiva, que não atende mais a demanda. Até os cristãos estão se omitindo de casarem e terem filhos para alimentar uma vaidade mundana e contrária a mentalidade do Reino de Deus. Há famílias cristãs com três filhos adultos ou mais e que não terão uma terceira geração, porque nenhum desses filhos produziu filhos e nem os quer! Certamente também, não verão a bênção de Deus passando de geração em geração. Ainda que simbólica, mas a luz não poderia ser extinta, teria que haver provisão para jamais faltar unção. Que Deus tenha misericórdia de nós e das próximas gerações.

Senhor, nos apresentamos diante de Deus, conscientes de que as coisas não estão caminhando na direção da obediência à tua vontade revelada nas Escrituras. Queremos um avivamento e isso deve nos levar a voltar aos princípios que fundamentam os teus planos de geração em geração. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário