Meditação do dia: 31/10/2023
“Traga para junto de você, do meio dos filhos de Israel, o seu irmão Arão e os filhos dele, para que me sirvam como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.” (Ex 27.20,21)
Vocação Sacerdotal – Vamos meditar hoje sobre servir a Deus em uma função especial e específica. Posso, até certo ponto falar sobre isso com alguma propriedade, porque sou um ministro ordenado oficialmente, dentro de uma denominação tradicional e reconhecidamente respeitada no cenário evangélico no Brasil e no mundo. Estou servindo numa função pastoral desde 1985, são trinta e oito anos de vida ministerial de tempo integral. Mas não é sobre isso, ou sobre mim que pretendo escrever. No texto que apreciamos hoje, Moisés, no exercício da liderança do povo hebreu, na jornada em direção à sua Terra Prometida, está ordenando as coisas, em todos os níveis e esferas de administração, porque aquele povo, não estava e nem estivera organizado como uma nação. A liderança exercida até então era informal e tribal; os líderes das principais famílias, se reuniam e decidiam as questões e orientavam nas tomadas de decisões. Agora eles estavam sendo preparados para serem uma nação organizada, com as instituições e aparatos próprios de estado. O culto e as suas ritualidades também estavam sendo organizadas e formalizadas. Deus ordena a Moisés a separar a Arão e a seus quatro filhos, para exercerem a liderança espiritual, como sacerdotes principais do culto a Deus e expandirem o conhecimento e as práticas de fé para todos eles. Primeira lição que aprendemos é que Deus levanta os seus ministros, os vocacionados, de dentro do próprio povo. Onde há uma necessidade, ali também tem a solução. Uma segunda lição é que a escolha é de Deus, ele é quem chama quem ele entende que deve ocupar alguma função ministerial. Tanto Moisés, quanto Arão e vários outros, inclusive da mesma tribo de Levi, já serviam e trabalhavam fazendo serviços e ocupando funções, até que Deus disse especificamente: Separe Arão e seus filhos, Nadabe, Abiú, Eleazer e Itamar para oficiarem como sacerdotes. Uma necessidade não constitui uma chamada! Não é porque está faltando alguém aqui ou ali, que isso signifique que uma pessoa deva ser ordenada ou colocada ali e Deus está validando aquilo. Ministério é um pouco mais sério e solene do isso.
Senhor, obrigado pela chamada e a vocação para cada pessoa e para cada função na tua seara. Precisamos ouvir a tua instrução e trabalhar bem o preparo para que as pessoas possam cumprir com alegria e capacidade o chamado que veio do Senhor. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason