Meditação do dia: 06/11/2023
“²⁸E ligarão o peitoral com as suas argolas às argolas da estola sacerdotal por cima com uma fita azul, para que esteja sobre o cinto da estola sacerdotal; e nunca o peitoral se separará da estola sacerdotal. ²⁹Assim, Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do Senhor continuamente. (Ex 28.28,29)
A Estola e o Peitoral – Duas peças da indumentária eram para ficaram ligadas o tempo todo, assim a estola e o peitoral com as doze tribos representadas com seus nomes lapidados nas pedras preciosas, seriam levados de forma contínua e permanente pelo Sumo Sacerdote, sempre estivesse oficiando os rituais de culto, na presença de Deus. Esse peitoral estava ligado à estola através das ombreiras, que já continha duas pedras preciosas contendo os nomes das doze tribos, por ordem de nascimento. Isso nos fala da santidade do ofício sacerdotal e o poder da representatividade diante de Deus. No culto daquele povo, eles eram lembrados continuamente diante de Deus, que eram o povo da aliança e formavam uma unidade, ligados pela fé em Deus e pelo culto que lembrava a necessidade da redenção e ao mesmo tempo o propósito eterno do Deus Criador para que todos os povos fossem abençoados e estivessem em memória eterna diante de Deus. Vivemos uma nova etapa desse programa de redenção – Jesus já veio como o Messias aguardado por gerações e profetizado pelas profetas de Deus. Ele já efetuou as etapas onde as boas novas foram proclamadas, o sacrifício definitivo foi oferecido lá na cruz e ele já ressuscitou e deu as instruções finais sobre o papel da igreja na pregação do Evangelho, para que todos os povos tenham acesso ao amor e à graça de Deus. Nessa Nova Aliança, cada cristão, cada adorador é também um sacerdote e Cristo é o nosso Sumo Sacerdote. Toda a simbologia do Velho Testamento se cumpriu com a vinda, a vida, a obra, os ensinos, sua morte, ressurreição e ascensão cumpriu todos os protocolos exigidos pela justiça de Deus. Nossas funções ministeriais não demandam mais os rituais e os paramentos, mas não se pode abrir mão da santidade e vida exemplar, que são o que de fato era representado por tudo aquilo.
Graças te rendemos, Senhor Deus Todo Poderoso. Engrandecemos o teu santo e poderoso nome. Somos agradecidos pela salvação que há em Cristo Jesus, disponível e acessível a todo aquele que nele crer. Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason