Sobre o Coração

Meditação do dia: 07/11/2023

“²⁸E ligarão o peitoral com as suas argolas às argolas da estola sacerdotal por cima com uma fita azul, para que esteja sobre o cinto da estola sacerdotal; e nunca o peitoral se separará da estola sacerdotal. ²⁹Assim, Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do Senhor continuamente. (Ex 28.28,29)

Sobre o Coração – Não se trata de ponto de vista, nem tampouco é mera estética. Já pensei algumas vezes sobre questões como essa, onde condições são impostas e elas não podem ser alteradas e precisa ser assim mesmo. Aqui, se trata de uma peça de vestuário cerimonial e observando todos os detalhes, percebemos que ela era bem confortável, feita sob medida e exclusiva para aquela pessoa. Era consideravelmente pesada, em se tratando de uma veste, mas os tecidos eram nobres e muito apropriados para aquele tipo de clima e cultura. Os detalhes eram alusivos à fé, ao propósito divino para a vida da pessoa, de sua família, de sua tribo e da nação. Sua função era um ofício sagrado, que exigia devoção e consagração total de sua vida, com renúncia de muitos aspectos que seria considerada normal para todos os demais cidadãos. Estou pensando nas questões semelhantes  que encontramos no exercício da vocação cristã para o serviço ministerial na atualidade. Na Nova Aliança, quando Cristo instituiu a sua igreja e comissionou inicialmente os seus doze apóstolos, para fazerem discípulos de todas as nações e espalhar a fé por todos os cantos do mundo, em todas as nações; ele não recomendou nada sobre vestes ministeriais, aparatos cerimoniais e nem o Espírito Santo, que veio para substituí-lo e guiar a igreja até quando ele voltar, instruiu sobre esses aspectos, já que agora essa fé seria proclamada além da cultura e costumes israelitas. Apenas após o ano 313 da era cristã, foi que começaram a aparecer os primeiros sinais ritualísticos e cerimoniais, incluindo templos e sacerdotes e isso se desenvolveu até chegar no que conhecemos hoje, especialmente no lado católico e ortodoxo do cristianismo, com vemos no Oriente. Quando a fé evangélica chegou ao Brasil, por meio dos cristãos europeus e americanos, eles trouxeram algumas práticas e costumes que se amalgamaram criando uma cultura que de certa forma era estranha a uma cultura tropical e até hoje ainda faz vítimas. Precisamos, claro, evitar os extremos e excessos e cultivar hábitos saudáveis em toda a nossa vida e nossas praticas, de forma a darmos um bom testemunho, sem produzir peso e culpa sobre as pessoas por aspectos meramente de usos e costumes que a Palavra de Deus recomenda evitar. “¹⁸Não deixem que ninguém se faça de árbitro para desqualificar vocês, com pretexto de humildade e culto de anjos, baseando-se em visões, estando cheio de orgulho, sem motivo algum, na sua mente carnal, ¹⁹e não retendo a cabeça, a partir da qual todo o corpo, suprido e bem-vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que vem de Deus” (Cl 2.18,19).

Senhor, agradecemos pela vida plena e abundante que o Senhor Jesus conquistou para nós através de sua vida, morte e ressurreição. Agora podemos viver uma vida de fé e alegria completa em ti, com a ajuda e assistência do Espírito Santo. Te louvamos por tudo isso, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário