Herança e Consagração

Meditação do dia: 16/11/2023

“²⁹As vestes santas de Arão passarão a seus filhos depois dele, para serem ungidos nelas e consagrados nelas. ³⁰Sete dias as vestirá o filho que for sacerdote em seu lugar, quando entrar na tenda do encontro para ministrar no santuário.” (Ex 29.29,30)

A Herança e a Consagração – São abordados dois temas muito importantes na vida dos sacerdotes do Senhor. Um se trata de herdar as vestes de Sumo Sacerdote quando este viesse a falecer, então um de seus filhos herdaria a função e consequentemente as vestes sacerdotais do pai. O outro tema é a consagração ao ministério, ou ofício que eles deveriam desempenhar. Um sacerdote herdaria as vestes mas não a autoridade e a unção de Sumo Sacerdote. Isso seria conseguido por um processo de consagração, tal qual da primeira vez e seria repetido todas as vezes que houvesse a substituição. Como podemos aplicar isso em nossos dias, para nossas vidas e ministérios na Nova Aliança? Como já vimos, as vestes representam o estilo de vida, o comportamento em justiça e retidão; também serviam para beleza e glória da representatividade diante de Deus. Podemos pensar na vida de bom testemunho, santidade e justiça de todos nós cristãos, não só diante de Deus, mas também diante da sociedade em que vivemos. Somos uma amostra daquilo que revela a grandeza e a bondade de Deus. Isso é construído dia a dia na convivência como sendo sal e luz diante de um mundo hostil e com aversão à fé e ao próprio Deus. É uma verdade bem conhecida, que as pessoas querem muito as bênçãos e os favores de Deus, mas não querem um compromisso ou um relacionamento com ele. É aí que entramos, como testemunhas. “Portanto, somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós. Em nome de Cristo, pois, pedimos que vocês se reconciliem com Deus” (2 Co 5.20). Na Nova Aliança, os ministérios são dons, ou seja, presentes da graça de Deus para os seus filhos. Não herdamos ministérios e nem funções, somos chamados para servir e recebemos as capacitações através do discipulado e a ordenação acontece através da autoridade eclesiástica que uma comunidade organizada pode ordenar as pessoas vocacionadas e preparadas para ocupar tais funções, mas os dons e a vocação pertencem a Deus.

Senhor, somos gratos por sua bondade e misericórdia em nos chamar para servir a ti e  servir a nossa comunidade de fé. Somos gratos por isso, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário