Meditação do dia: 24/11/2023
“Quando o Senhor acabou de falar com Moisés no monte Sinai, deu a ele as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.” (Ex 31.6)
As Tábuas do Testemunho – Depois de uma temporada na presença de Deus, ouvindo as leis e as instruções sobre todas aquelas revelações que levariam Moisés a instituir um estado com aquela multidão de pessoas. Até então, os filhos de Israel, eram um grande grupo de pessoas, informalmente agrupados pelas tradições tribais e com uma organização mínima de liderança mui provavelmente baseado nos conceitos de anciãos, respeitando a autoridade pela maturidade. A proposta divina de livrá-los do cativeiro egípcio também incluía o cumprimento da promessa feita aos patriarcas Abraão, Isaque e Israel, de que eles seriam feitos em uma grande nação e assumiram a posse de sua terra prometida, lá em Canaã. Parte disso tudo já estava acontecendo, pois eles foram tirados do poder da tirania do Faraó e do povo egípcio em meio a muitos sinais e milagres; depois que atravessaram o Mar Vermelho, estavam agora definitivamente fora dos domínios da escravidão. Moisés estava encarregado de receber as instruções de Deus para organizar a nação. Eles seriam uma nação santa, separada, comandada por Deus através de um sistema de governo onde a liderança estaria acontecendo por pessoas levantadas, nomeadas e representando o governo de Deus. Por isso que Moisés foi convocado para estar na presença divina lá no cume do Monte Sinai. Após esse período, quando ele ia regressar, ele recebeu aquelas duas tábuas de pedra, contendo um resumo das leis morais de Deus para o povo, o que conhecemos como os dez mandamentos. Como admiradores dos feitos de Deus, seria muito interessante ter visto aquelas duas tábuas de Pedra, lavradas e escritas pelo próprio Deus. Provavelmente um exemplar muito especial de algo escrito em idioma humano, que não fora escrito por um ser humano. Do ponto de vista artístico, isso seria algo de valor inestimável, por era mesmo um exemplar singular, sem paralelo na história humana. Certamente o propósito de Deus estava muito acima de idéias artísticas e não seria para ficar para relíquia de grande valor. Era a sua Palavra, para ser lida, conhecida, praticada e respeitada.
Senhor, ainda hoje buscamos conhecer e compreender verdades que são muito acima de nossa compreensão. Agradecemos porque em Cristo, temos uma nova revelação, muito superior e muito mais próxima de cada de nós, por o verbo se fez carne e habitou entre nós. Agradecemos por isso, sempre e eternamente, amém.
Pr Jason