“Grande” Pode Ser Grande Demais

Meditação do dia: 01/12/2023

“Agora, pois, deixe-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de você farei uma grande nação.” (Ex 32.10)

“Grande” Pode Ser Muito Grande – Mesmo nos momentos de devaneio mental e naqueles “sonhos acordados” alguém poderia imaginar que se tornasse realidade e se ver diante de uma grande oportunidade, tão grande que não acontece duas vezes na vida. É nesses momentos que se pode mediar a grandeza de uma pessoa; verdadeiramente se tem a chance de vê-la por dentro, sem nenhum filtro. Já sabemos que a todo privilégio tem um correspondente de responsabilidade. O Sonho da vida de todo israelita, desde a promessa de Deus a Abraão, era ver uma nação formada e fazer parte de algo inédito no mundo, um povo todo dedicado e consagrado a Deus e à causa de fazer com que todas as famílias da terra, todas as nações chegassem ao conhecimento de Deus e o servisse. Depois de quase meio milênio, isso estava se materializando! Eles deixaram de serem escravos no Egito; alcançaram a liberdade e não corriam mais risco de serem perseguidos e capturados por Faraó. Estavam acampados ao pé do Monte Sinai e Deus se revelara para eles de uma forma tão inaudita, que ninguém tinha dúvida da presença e dos propósitos divinos para eles. O principal líder, Moisés estava a mais de um mês na presença do Senhor Deus, lá em cima no Monte que estava encoberto pela nuvem da presença de Deus. Melhor do que isso, só dois disso! É exatamente nesse instante da história que alguém tem a idéia de jogar tudo isso fora e buscar refúgio na idolatria; o segundo líder em comando, Arão embarcou nesse viagem insólita e fabricou um bezerro de ouro com as contribuições voluntárias de todos os mobilizados e começaram a celebrar aquilo como sendo Deus e o libertador deles. Deus interrompeu os trabalhos lá no Monte com Moisés e lhe comunicou o que estava acontecendo aqui em baixo. Deus estava indignado com a atitude daquelas pessoas e fez uma proposta a Moisés, que destruiria todas aquelas pessoas e recomeçaria com ele, Moisés, e fazer dele a grande nação, descendência de Abraão. Vocês podem imaginar, alguém recebendo de Deus, uma proposta dessa? Pois Moisés não embarcou! Ele não tinha vaidade no coração, não ostentava desejos megalomaníacos de grandeza e realeza. A grande chance de Moisés, seria também a grande destruição de uma nação; seria a grande destruição de um projeto; seria a ruina de pessoas boas que não estavam envolvidas com aquela baixaria toda. Aquilo tudo era grande, grande demais para ser desejado. Cuidado com os desejos do coração! Eles podem estar travestidos de santos, de espirituais, de obra de Deus; podem ter cara de “estar fazendo o bem a muita gente.” Lembramos das palavras de Jesus: “¹⁸Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina a pessoa. ¹⁹Porque do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15.18,19). O que havia no coração de Moisés era puro e bom! Ele tinha visão de Reino de Deus! Para ele não havia “eu” e sim “nós, povo de Deus.”

Senhor, agradecemos ao Senhor pela existência homens e mulheres de Deus com um coração verdadeiramente convertidos e comprometidos com o Reino de Deus e com a verdade, a justiça e a retidão. Louvamos pela vida de pessoas despojadas de vaidade e egoísmo, que não desejam serem beneficiadas enquanto multidões podem ser destruídas. Graças te damos pela vida e pelo dom de amar e repartir com os demais as bondades recebidas. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário