A Súplica de Moisés

Meditação do dia: 02/12/2023

“Porém Moisés suplicou ao Senhor, seu Deus, dizendo: Ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande poder e forte mão?” (Ex 32.11)

A Súplica de Moisés – Os praticantes da arte da intercessão, ou quem lida com o ministério da intercessão, conhece de cor e salteado o texto bíblico do profeta Ezequiel sobre ficar na brecha: “Procurei entre eles um homem que reconstruísse a muralha e se colocasse na brecha diante de mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei ninguém” (Ez 22.30). Pela falta de uma pessoa que ficasse na brecha e intercedesse pela nação de Israel, ela foi para o cativeiro e o preço pago foi muito alto. Ficar na brecha é uma expressão fácil de entender em termos de linguagem, mas difícil de praticar espiritualmente. A idéia vem de uma invasão a uma cidade por um exército na conquista daquele território; ele já vem vencendo e agora chegou nas muralhas e bateu no muro em um ponto onde julga ser mais frágil ou que lhe daria melhor acesso para entrar pela brecha aberta no muro e conquistar o que restou e fazer os saques que darão lucro e recompensa para os invasores e aliados. Acontece que alguém de dentro da cidade, se coloca ali na brecha e não permite que ninguém invada por ali. Essa pessoa, ou pelotão de soldados, ou civis voluntários se valem do lhes for possível, mas a principal arma deles é a valentia e a determinação de não deixar o inimigo entrar, custe o que custar, ainda que se tenha que morrer, mas entrar eles não entrarão e não conquistarão nada! São pessoas muito determinadas! Essa é a figura bíblica para o ministério da intercessão, alguém que se coloca em oração e intercessão diante de Deus, contra qualquer inimigo, seja um problema, uma doença, uma praga, uma guerra; demônios, feitiçaria, instituições governamentais e até a própria morte. Eles ficam na brecha e não saem e não permitem que o inimigo avance. Moisés se colocou nessa condição diante de Deus em favor de um Israel quase nem existia ainda. Ele viu que a justa ira de Deus contra o pecado do povo iria leva-los à ruína e a destruição seria iminente e seria um extermínio sem fim. Provavelmente sóbria ele e sua família, ou quem sabe, só ele que estava no alto do Monte Sinai. Mas ele entrou na brecha antes que ela se formasse e com sua própria vida serviu de escudo e argumentou com Deus. Ele prevaleceu! Glória a Deus, porque o Senhor é justo e reconhece um outro valente e determinado! Quantas perdas poderiam ter sido evitadas e ainda poderão, se Deus encontrar vidas dispostas a interceder e ficar na brecha em favor de uma causa que valha a pena lutar por ela.

Senhor, obrigado pelos valentes da intercessão, que ganham batalhas que muitos nem souberam que existiram, porque estavam envolvidos com suas atividades e não perceberam a presença do inimigo e da morte rondando-lhes e ameaçando suas vidas e seus projetos. Obrigado pelo ministério de intercessão de Jesus, que até hoje comparece diante do trono da graça pelos salvos; obrigado pela intercessão do Espírito Santo que nos assiste e intercede por nós até com gemidos inexprimíveis. Te agradecemos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário