Moisés Interessado

Meditação do dia: 03/12/2023

“Por que deixar que os egípcios digam: “Ele os tirou de lá com más intenções, para matá-los nos montes e para eliminá-los da face da terra”? Deixa de lado o furor da tua ira e muda de ideia quanto a este mal contra o teu povo.” (Ex 32.12)

Moisés Interessado – Para quem gosta de uma boa polêmica, esse texto é um bom prato! Mas para quem deseja conhecer o caráter de Deus, também tem ótimas chances de aprender muito. Quem deseja ficar de fora das discussões intermináveis e apenas se deliciar das verdades da Palavra de Deus, têm também o seu quinhão. Sou até certo ponto curioso e gosto de ver as opiniões de outras pessoas e também gosto de apreciar as linhas de pensamentos que produzem perguntas e daí vem o aprendizado edificante. A discussão pela discussão não me agrada muito. Moisés se encontra num momento muito importante e precisa agir rápido e com serenidade, mesmo que medidas urgentes se façam necessárias. Pelos últimos tempos, ele tem conhecido muito bem a Deus e sabe como ele age e reage diante das posições humanas, especialmente quando colocam em dúvida o seu caráter. Nos embates com Faraó lá no Egito, Deus se mostrou poderoso e muito justo mesmo para com a população egípcia, que logo perceberam que o seu líder não era de fato um Deus de verdade e ainda que ostentasse poder, não era páreo para o Deus dos hebreus. Através da liderança de Moisés e Arão, Faraó e seus principais líderes foram confrontados, desafiados e subjugados sem uma mínima chance de prevalecerem; foi uma humilhação extrema. Faraó resistiu o quanto pode e foi muito obstinado, mas teve que ceder e atender as exigências feitas e liberar o povo como Deus previra e deixara o povo avisado. Depois de todos os sinais e prodígios vistos pelos egípcios e pelos hebreus; depois fora das vistas dos egípcios, só entre os israelitas Deus se manifestara de forma ainda muito mais experimental e todos puderam conhece-lo. Sendo assim, a proposta de destruir tudo e todos e recomeçarem do zero, ou de Moisés como número um, não soava bem aos ouvidos de Moisés. Tudo o que acontecera no Egito fora para mostrar o poder de Deus a eles e ganhar o respeito e a admiração pela sua capacidade da salvar um povo tirando-o de outro povo, sob intensos sinais e maravilhas e como isso repercutiria lá no Egito? Moisés pensou no testemunho dado e que poderia agora ser colocado em dúvida. Ele foi zeloso e buscou os caminhos da pacificação e pensando em Reino de Deus e não em ganhos pessoais. Hoje, nossa abordagem na comunicação com Deus está baseado numa visão de Reino ou nos interessamos mais por coisas transitórias e que nos beneficia momentaneamente? Precisamos ajustar nossas escolhas em função daquilo que acreditamos e utilizar os momentos difíceis para crescer mais e nos fortalecer em nossa jornada de fé.

Senhor, agradecemos por seu amor infinito e sua grande bondade para com os teus filhos; as tuas misericórdias são a causa de não sermos consumidos, elas se renovam a cada manhã. Somos gratos por tudo isso, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário