Moisés Desceu Com Duas Tábuas

Meditação do dia: 05/12/2023

“Moisés voltou-se e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho nas mãos, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.” (Ex 32.15)

Moisés Desceu Com Duas Tábuas – Essa descida do Monte é um momento histórico da maior importância para toda a humanidade. Um homem estava na presença de Deus e desceu, interrompendo uma audiência onde estava recebendo as leis e os mandamentos que até hoje norteiam as vidas de pessoas de todas as nações, mesmo aquelas onde o conhecimento e a reverencia a esse Deus não é reconhecido. Moisés desceu porque ficou sabendo que o povo sob sua liderança estava se comportando de uma maneira inesperada e abandonando os princípios que já conheciam. Quando pensamos em descer, se tratando de experiencia espiritual e devocional, falamos de humildade, quebrantamento e reconhecimento da condição carente humana diante da grandeza e santidade de Deus; se pensa em consagração, dedicação a Deus. Aqui estamos vendo alguém descer por causa de outras pessoas; sair da presença de Deus para socorrer pessoas que achem prematuramente, desprezando um conhecimento sólido e experimental, para se agarrar a algo tão fútil. Por outro lado, tem alguma coisa de muito especial nessa descida, porque mesmo diante do pecado do povo, da interrupção de algo que Deus estava fazendo e revelando para Moisés, ainda assim, Deus permite que ele traga as tábuas da lei. Duas tábuas de pedra, lavradas e escritas de ambos os lados. A graça divina se manifesta sempre em favor dos homens, mesmo quando eles não merecem, aliás, nunca merecem! Nunca merecemos! Naquela situação eles mereciam o juízo e a justiça recaindo sobre seus atos que revelavam as intenções de seus corações. Graça e misericórdia – A graça nós concede o que não merecemos e a misericórdia não permite que recebamos o que merecemos. Embora muita gente boa se lembra dessas tábuas, como as tábuas da lei, como mandamentos, ordens e preceitos a serem obedecidos e cumpridos e que acabam por revelar as fraquezas e a incapacidade humana de agradar a Deus. Gostaria de lembrar com vocês, que elas também são chamadas de tábuas do testemunho de Deus. Do lado humano são leis, do lado divino é testemunho.

Senhor, obrigado por testemunhar a tua bondade e fidelidade para com a raça humana, que insiste em viver de seu próprio jeito. Perdoa-nos e conduza os nossos corações aos verdadeiros caminhos da retidão. Oramos com gratidão. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário