O Que Moisés Ouviu

Meditação do dia: 14/12/2023

“Moisés respondeu: O que ouço não é alarido de vencedores nem de vencidos, mas o alarido de pessoas cantando.” (Ex 32.18)

O Que Moisés Ouviu – Duas pessoas estando no mesmo lugar, na mesma circunstancia e no mesmo contexto, ainda assim podem ouvir coisas diferentes? Parece que sim! Ali estava caminhando juntos, não diria literalmente lado a lado, porque estavam descendo uma montanha e isso pode significar que seguiam uma trilha estreita; mas posicionalmente eram dois líderes, dois dos maiores líderes da história do povo de Deus. Duas pessoas tremendamente abençoadas e que marcaram a vida e a história para sempre. Até hoje, os respeitamos e admiramos por suas vidas, posturas e capacidade de liderança nas maiores exposições à pressão e oposição e ainda assim, seguiram firmes no cumprimento do dever e da missão. Moisés e Josué, uma dupla fora da curva, como dizemos hoje. Aqui, Josué ainda estava em treinamento e aprendendo os primeiros passos para que um dia estivesse em condições de assumir as pisadas de seu mentor principal e ele sim, conduzir a entrada do povo na Terra Prometida. Descendo da montanha, eles identificaram sons, para Moisés era certo que eram cânticos de alegria e júbilo, mas não havia nada de celebração espiritual e culto agradável a Deus; muito pelo contrário, era o início de uma das muitas condutas de desvio da fé e de enveredarem por caminhos opostos aos aprendidos e ensinados por Deus. Josué, como vimos anteriormente, estava se passando por barulho de guerra e combates. Mas Moisés tinha informações privilegiadas que ele não possuía. Quando estudamos, meditamos ou lidamos com liderança, essas lições ainda estão presentes e são princípios eternos. O líder principal, a quem Deus chamou e a quem confiou a liderança, recebe informações e revelações mais precisas do que os líderes auxiliares. Ainda que sejam homens e mulheres de Deus de vidas consagradas e no altar de Deus; ainda assim, são auxiliares e Deus lida com eles e conosco como tal. Costumo ilustrar para os meus líderes na igreja, que é muito semelhante a visão que o motorista tem do trajeto e do modo de condução do veículo, do que a pessoa que esteja no banco do carona. Ainda que esse carona seja excelente motorista e muito experiente, a posição que ele tem, não é igual a visão de quem está na direção. Na obra de Deus existe líderes, pastores, a quem Deus a liderança e o comando. Um membro de igreja, nunca terá a mesma visão que o líder e pastor. Ovelha sempre terá cabeça de ovelha e pastor sempre terá cabeça de pastor e a visão da vida e do ministério sempre seguirá isso. Observe igreja e congregações onde membros assumem o comando; nunca é nunca será igual, ovelha nunca pastoreará, porque é ovelha! Ela pode assumir a liderança de caminhar e levar outras ovelhas a segui-la, mas ela nunca poderá oferecer os cuidados e a proteção que um pastor pode oferecer. São funções e posições diferentes. Não observar isso, pode ser desastroso para o grupo. Sem falar que é um desrespeito a Deus, que nunca nomeará algo assim e nunca dará a unção e a autoridade de liderança.

Senhor, agradecemos pela visão e pela audição espiritual que o Senhor concede aos líderes e isso para que a condução do rebanho de Deus seja feito no poder e autoridade espiritual de Pessoas que o Senhor mesmo, como supremo pastor concede. Obrigado pelos homens e mulheres vocacionados e reverentes, tementes a ti e disponíveis para servir ao rebanho do Senhor. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário