Moisés Quebrou as Tábuas

Meditação do dia: 15/12/2023

“Logo que se aproximou do arraial e viu o bezerro e as danças, Moisés ficou muito irado. Arremessou as tábuas de pedra das suas mãos e quebrou-as ao pé do monte.” (Ex 32.19)

Moisés Quebrou as Tábuas – Existem tantas oportunidades e pautas que se pode levantar dessa passagem, que por mais que escrevêssemos, dificilmente conseguiríamos esvaziá-la. Imaginemos o valor daquelas tábuas, esculpidas e lavradas por Deus! Imaginemos o valor da procedência do presente ou legado delas? Pensemos no poder da influência delas – Será que teriam algum poder em si mesmas? Será que poderiam ser utilizadas para outras aplicações? – o valor histórico. Sabemos e ensinamos que em termos doutrinários, não existe a expressão: “SE!” Se isso fosse assim – se aquilo fosse – se … Se eles existissem até hoje… a verdade é que elas não duraram muito tempo. Moisés, as quebrou ao chegar ao arraial e nem mesmo elas foram apresentadas ao povo. Quando Moisés chegou e viu no centro das atenções um bezerro de ouro e as celebrações com cânticos e muita alegria, ele saiu da casinha, como dizemos atualmente! Ele ficou bem mais do que indignado, ele ficou irado! Vamos pensar aqui, em situações que nos despertam a ira, à tal ponto de jogar no chão, o que tivermos nas mãos – O que nos deixariam transtornados à tal ponto de perdermos a compostura? Eu, Jason, tenho temperado forte, sou genioso e sou um tanto implacável se as coisas forem longe demais. No tempo da inexperiência e imaturidade, eu mesmo me considerava uma “panela de pressão!” Agora Moisés era considerado uma pessoa muito mansa! “Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra” (Nm 12.3). Estamos falando desse homem, com essas características e mesmo assim, a temperatura subiu e ele explodiu! Ele jogou as tábuas sagradas, recebidas das mãos de Deus. Ele estiveram quarenta dias e noites na presença de Deus, trabalhando, estudando, aprendendo, recebendo instruções e revelações para abençoar o seu povo e precisou deixar essa atmosfera da presença divina para vir cuidar de situações humanas, cá em baixo. Enquanto os líderes buscam a presença de Deus, procuram aprender e submeterem-se a experiencias que trarão o favor de Deus ao povo, esse mesmo povo está cá em baixo, literalmente e figuradamente – o povo estava em baixo nível de moralidade, espiritualidade, de temor de Deus e indo cada vez mais para baixo. A verdade, é que quando Moisés espatifou as tábuas de pedra, a verdadeira Lei de Deus, já havia sido quebrada na vida e no coração do povo. Aquilo que foi jogado ao chão, não tinha mais valor para aquelas pessoas, no coração eles já haviam violado a aliança mesmo antes de receber os termos escritos por Deus. Nossas atitudes humanas, não são tão diferentes ainda hoje! Valorizamos mais os souvenirs do que as revelações de valores eternos e que procedem de Deus.

Senhor, obrigado, por tua bondade e misericórdia para com os seres humanos e suas fraquezas; falo com propriedade, porque também necessito de graça e favor o tempo todo. Somos a tua igreja e o Corpo de Cristo, com poder e autoridade para proclamar a tua Palavra e o teu propósito e dependemos muito, na verdade, dependemos totalmente da ação do Espírito Santo, para termos alguma utilidade no teu serviço. Pedimos graça, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário