Conduzir o Povo Para o Lugar

Meditação do dia: 29/12/2023

“Vá, pois, agora, e conduza o povo para o lugar do qual falei a você. Eis que o meu Anjo irá adiante de você. Porém, no dia da minha visitação, eu os castigarei pelo pecado que cometeram.” (Ex 32.34)

Conduzir o Povo para o Lugar – O título da meditação não está reticente e nem incompleto, apenas quero chamar a sua atenção e talvez ainda mais a minha própria atenção. Estou olhando a questão, como Moisés estava sendo instigado a agir e como eu, como pastor de igreja local tenho que me mover. Meus colegas de ministério, podem entender muito bem o “X” da questão. Muita coisa mudou e nada mudou ao mesmo tempo: O povo de Israel alterou o curso do relacionamento com Deus, através de uma conduta negligente e leviana. Moisés continuou sendo o líder, o pastor e a pessoa da confiança de Deus e também do povo. O itinerário continuou sendo o mesmo desde a saída do Egito, com vista a chegar a Canaã. O ministério de Moisés também permanecia o mesmo e foi exatamente isso que Deus acaba de lhe dizer; ele deveria conduzir o povo ao lugar para o qual ele havia sido chamado para conduzir. Ele fora chamado antes mesmo do seu nascimento, ou já nascera sob uma vocação de libertador e líder para aquele povo; assim, tudo o que aconteceu na sua vida, desde que saiu daquela cestinha nas margens do rio, até ser um homem formado, príncipe do Egito, com preparo e liderança, até se tornar um pastor de ovelhas que nem dele eram, até aquele encontro com Deus lá no Monte Horebe, no episódio da sarça que o fogo não consumia. Os acontecimentos no Egito, as lutas, as pragas, os sinais e maravilhas, a páscoa, a saída, o Mar Vermelho sendo atravessado à pé enxuto e as experiencias do deserto, tudo, tudo mesmo até ontem… nada mudo o propósito de Deus, nem o povo e nem para Moisés; porque também não mudou para mim e nem para você e a igreja e a eternidade… Deus seja louvado, para sempre e sempre, de eternidade a eternidade, antes de Moisés, antes de mim e de você e depois de tudo isso, o Senhor ainda será o mesmo e a sua Palavra ainda será a mesma, firme, permanente, fiel e confiável. O meu chamado, o seu chamado, o destino do povo, quer o de Israel, quer da igreja onde trabalhamos, tudo está dentro do programa de Deus e ele fará tudo o que foi projetado. Aleluia!! Nada mudou, Deus ainda cumprirá cada promessa e cada palavra! Quem viver, verá e fomos chamados para ver e participar disso.

Senhor, agradeço a cada dia por tua bondade e misericórdia para comigo e com tudo o que tens planejado para mim. Para sempre a tua Palavra permanece, porque é tua Palavra! Somos filhos e participantes das alianças e promessas e somos abençoados com o teu servo Abraão e como igreja, somos o Corpo de Cristo aqui na terra, para cumprir um propósito e uma missão, faremos isso, com a força e a graça de Cristo, no poder do Espírito Santo, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário