A Tenda do Encontro

Meditação do dia: 06/01/2024

“Ora, Moisés costumava pegar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial. Ele a chamava de “tenda do encontro”. Todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda do encontro, que estava fora do arraial.” (Ex 33.7)

A Tenda do Encontro – Moisés e todas aquelas pessoas, com suas respectivas famílias, habitavam em tendas. Era o natural, o normal, o possível e o necessário. Estavam à caminho de casa e a jornada era longa. Também era comum pessoas viverem de forma permanente em tendas, como algumas tribos nômades dos desertos. Os trabalhos e afazeres, como oficinas, ateliês, fábricas e outras atividades, também aconteciam em tendas. O que o nosso texto da meditação de hoje nos fala é de uma outra tenda, talvez nada incomum e nem tão especial no formato, material de confecção ou sistema de montagem. Moisés fez uma tenda para si em particular e a armou fora do arraial, a uma certa distancia. Ele a chamou “tenda do encontro” quem sabe, respondendo a alguma curiosidade das pessoas e ou pelo uso que ele faria dela. Ela estava fora do agito do cotidiano; diferente das atividades de sua tenda de moradia com a esposa e os filhos. ela estava fora do alcance dos olhos curiosos da vizinhança; estava fora do alcance dos líderes e do povo em geral. Ela era um refúgio para Moisés; ali ele podia meditar, orar, ler, escrever e principalmente, se encontrar com Deus; essa era a principal função dela. Para quem me acompanha a algum tempo a mais provavelmente já sabe o roteiro do meu pensamento sobre isso: Devocional! Entendo que todo cristão precisa de uma vida devocional regular, crescente e aproximada de Deus. Todos, precisamos separar um momento do nosso dia a dia e isso é prioridade na agenda. O devocional não pode ser à partir do que sobrou do nosso dia e suas agitações. Devocional é o elemento que ocupa o centro da agenda diária. Todas as demais peças giram em torno desta. Sem culto na vida, não a vida no culto. Pastores e líderes, obreiros, especialmente os que se ocupam de ministrar a Palavra de Deus, seja através de pregação, ensino, escrita, falada e através dos diversos meios e recursos disponíveis, precisam ministrarem em suas próprias vidas em primeiro lugar e assim estarem em condições de servirem à mesa. O que eu chamo de devocional, outras pessoas e organizações chamam por nomes diferentes, mas a essência é a mesma. Devocional – À sós com Deus – Tempo de Encontro – Quarto de Escuta – Momento Íntimo – Culto Particular – Culto Doméstico etc. Não negligencie isso em sua vida e em seu ministério.

Senhor obrigado por seu prazer em encontrar com os seus filhos para um tempo de qualidade e comunhão. Que isso nunca falte na vida dos líderes que foram chamados por ti e que cumprem uma função importante de ministrar ao povo do Senhor. Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário