Meditação do dia: 09/01/2024
“Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava o Senhor.” (Ex 33.10)
Adorar na Porta Tenda – Adoração e religião tem alguma coisa em comum? Uma vez que o conceito de adoração é uma experiencia íntima e pessoal, ela pode acontecer em qualquer lugar. Muitos conceitos espirituais e também princípios, foram dados por Deus e só entendido com o decorrer dos tempos. Por isso que se diz que a revelação de Deus também foi progressiva, porque as pessoas precisavam ganhar entendimento para irem assimilando aqueles valores e então eles se firmariam. Os profetas e homens de Deus no Antigo Testamento foram ganhando compreensão cada vez mais sobre a Palavra de Deus e isso foi-lhes abrindo os olhos para a obra da redenção e consequentemente para o Messias, ou o Cristo, como ficou sendo conhecido. Nesses dias, estamos meditando sobre a experiencia devocional de cada um de nós, com base nas experiencias de Moisés, que tinha a sua tenda armada fora da comunidade para ficar mais à vontade com Deus e receber as instruções necessárias. A distancia, porém, não era tão grande, de modo que as pessoas podiam vê-lo das portas de suas tendas. Eles apreciavam a manifestação de Deus lá na tenda do encontro, entre Deus e Moisés, mas isso refletia nas suas vidas, porque eles podiam adorar daqui. Isso é maravilhoso. Poder adorar e cultuar a Deus na intimidade de sua vida, com sua família, sem perder o foco. Para a primeira pessoa que recebeu a notícia de que Jesus era o Messias, Jesus lhe ensinou sobre a adoração e o lugar dela na vida das pessoas. “²³Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. ²⁴Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.23,24). Religiosamente a mulher de Samaria, disse sobre os conceitos samaritanos e judaicos de adoração, nos lugares sagrados; Jesus, porém, trouxe uma revelação nova, que a verdadeira adoração não acontece aqui ou ali, nesse ou naquele lugar – a questão não é ONDE, mas COMO se adora: Em espirito e em verdade!! Isso, ainda é o que prevalece, por ser essa a revelação daquele que sabe tudo sobre Deus, sobre adoração e como adorar. Ele é o único digno de receber tudo isso e muito mais.
Senhor, receba a nossa adoração, o nosso louvor de todo o nosso coração. Te amamos e reconhecemos como o Deus verdadeiro, o Criador de todas as coisas. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason