Separados de Todos os Povos da Terra

Meditação do dia: 18/01/2024

“Pois como se poderá saber que alcançamos favor diante de ti, eu e o teu povo? Será que não é o fato de andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?” (Ex 33.16)

Separados de Todos os Povos da Terra – historicamente estamos vivendo no que se convenciona a “Era Pós-Moderna.” Uma das expressões chaves desse momento é “desconstrução;” que de certa forma foi tomado da pedagogia. Profissionais da educação lidou bastante com um tal de “construtivismo” dentro de suas áreas de atuação. Para “construir” é preciso “desconstruir” o que existia e criar algo novo. No Pós-Modernismo, não admite absolutos. Tudo o que for absoluto, único, radical, permanente, precisa ser desconstruído para dar lugar a uma nova mentalidade e modo de ação. Começam pelas artes, educação e vão invadindo as demais esferas da vida, como a família, a religião e claro, precisam de autorização da lei e da justiça e é aí que as coisas se tornam notórias e desastrosas. Historicamente, o marco temporal do movimento é marcado como a queda do muro de Berlin (09/11/1989). Estamos presenciando uma luta feroz contra os valores da família, da fé e das culturas permanentes. Olhe para o nosso texto da meditação de hoje, veja que Israel tinha acabado de sair do Egito, indo em direção à Canaã, onde se fixaria como nação e tomaria posse do seu território, dado a eles por Deus desde os tempos de Abraão, por promessa eterna, numa aliança perpétua. Israel sempre chamou a atenção dos povos ao seu redor pela sua fé monoteísta e sua maneira exclusiva de se considerar povo exclusivo de Deus, com a responsabilidade de testemunhar do Deus Criador e guardar as promessas e as alianças com a humanidade. Dele viria o Messias, o Redentor ou o Cristo, como conhecemos. Veja como em nossos dias, a coisa tá ficando cada vez mais apertada e crítica para eles. O mundo inteiro os odeia e desejam erradica-los do mapa e acabar com a moral e ética judaico-cristã – que impede a desagregação dos conceitos de fé e família, como uma célula mater. A igreja cristã sempre foi alvo de ataques e tentativas de extermínio e como disse Jesus: “Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Ser exclusivo tem um preço a pagar! Está disposto?

Senhor, te louvo e agradeço pelo chamado especial que fizeste à Abração e aos patriarcas no passado. Pela promessa ao teu povo Israel e à igreja de Cristo. Somos únicos, amados, acolhidos e aceitos pela fé diante de ti. Ainda que o mundo nos odeie, sabemos que o mundo passa e as suas concupiscências, mas aqueles que fazem a tua vontade permanecerão para sempre. Te amamos e adoramos aquele que era, que é e que há de vir e só nele nos acolheremos com descanso e paz. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário