Meditação do dia: 19/01/2024
“O Senhor disse a Moisés: Farei também isto que você falou, porque você alcançou favor diante de mim, e eu o conheço pelo nome.” (Ex 33.16)
Te Conheço Pelo Nome – Em nossa teologia, Deus é Onisciente, isto é, ele sabe todas as coisas. Sendo assim, conhecer alguém não é problema alguma para ele; Mas aqui ele cita o fato de que te conheço pelo nome. Se para alguns, isso é uma mera redundância, para mim, não é o caso. Isso tem à ver com a questão de identidade e destino de cada pessoa. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e isso entre os adoradores do Senhor Deus, o Criador, não há dúvidas ou contestações. Contudo, esse fato está revestido de maiores implicações e significados do que aparentemente percebemos. Cada pessoa é um ser único; não há dois iguais e é uma forma de expressar a grandeza e criatividade do Senhor. Façamos uma alusão simplória, mas eficaz: comparemos esse fato da individualidade de cada ser humano, com as peças de um colecionador; o valor da coleção está no fato de tal pessoa não aceitar em seu acervo peças repetidas, são todas únicas e exclusivas. Pois bem, assim, é Deus com a sua criação. Todos os dias nascem milhares de pessoas no planeta e nenhuma delas é repetida. Outra preciosidade é que ele conhece intimamente cada uma dessas pessoas, assim, como conhece os pormenores de toda a sua criação. “Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome” (Sl 147.4). “Levantem os olhos para o alto e vejam. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar” (Is 40.26). Jesus falou também sobre outras questões bem pertinentes: “Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados…” (Lc 12.7). Não é questão de número ou contabilidade, mas uma forma de expressar o quanto Deus é poderoso e capaz de cuidar de tudo ao nosso redor. Cada pessoa tem portanto, uma identidade que o qualifica diante de Deus e dentro do seu propósito eterno. Eu sou quem sou por um propósito muito especial e específico. Fui criado para realizar um trabalho, uma missão e fui colocado aqui no lugar certo, no tempo certo nos contextos certos para estar preparado para no momento certo, realizar a tarefa que me diz respeito. Você pode agora imaginar porque tantas pessoas vivem atordoados, infelizes, sem se encaixar em nada e lugar nenhum e entediados dizendo que a vida não lhe faz sentido e as crises de identidade é problema de saúde pública. Há pessoas que passam a vida toda perambulando pela vida sem saber o que fazer. Todas as pessoas precisam ter as respostas para as duas perguntas básicas da vida: Quem sou eu? Qual o meu propósito? A primeira responde a questão da identidade e a segunda responde a questão do destino. Sem essas respostas, as pessoas nunca se realizarão nem como pessoa e nem com um trabalho. Não é raro encontrar pessoas com trinta, quarenta e até cinquenta anos dizendo que ainda não sabem o que irão fazer quanto crescerem. Moisés não tinha esse problema e Deus também não em relação a ele. Você já resolveu essa questão?
Senhor, obrigado por seu o meu Deus, que me criou e sustentou até aqui, para que eu cumpra um papel e uma missão. Agradeço por me conhecer por nome e assim, posso descansar na sua capacidade de cuidar de mim. Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason