Meditação do dia: 23/01/2024
“Senhor respondeu: Farei passar toda a minha bondade diante de você e lhe proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer.” (Ex 33.19)
Misericórdia e Compaixão – Estamos diante de duas virtudes muito abençoadoras e de máxima urgência para que é beneficiado por elas. Pessoas misericordiosas são bênçãos em todo e qualquer lugar; igualmente podemos dizer sobre pessoas compassivas. Nesse contexto, contudo, porém, todavia, entretanto, estamos tratando de atributos divinos. Qualidades que estão na esfera moral de Deus, ou seja, essas qualidades dizem respeito à sua atuação e interação com a sua criação. Deus é misericordioso e também é compassivo. As sagradas Escrituras deixam isso muito claro e a experiencia humana atesta isso com muita propriedade. “⁶O Senhor passou diante de Moisés e proclamou: O Senhor! O Senhor Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade; ⁷que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a maldade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocente o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até a terceira e quarta geração!” (Ex 34.6,7). Esse versículo atende ao pedido de Moisés que estamos estudando no capítulo 33 de Êxodo. “⁸Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se e grande em misericórdia. ⁹O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias permeiam todas as suas obras” (Sl 145.8,9). O grande destaque desse nosso texto é o fato do Senhor nosso Deus, dizer a Moisés que ele manifestará a sua bondade e a sua compaixão com base no seu senhorio, ou seu governo. Ele demonstra quando quer e para quem quer e não demonstra também, quando não quer e para quem não quer. Sei que vários de nós, questionáramos, dizendo: “Mas se ele é Deus e é amor, ele não pode deixar de ser ou fazer… afinal como é que fica?!” Do alto da minha ignorância, eu preciso dizer o seguinte: A vantagem de ser Deus é porque ele é Deus! Ele pode tudo, inclusive fazer ou não fazer algo. Isso, não altera em nada os seus atributos tanto naturais, da sua essência divina, quanto aos morais, do seu relacionamento com a criação, ou conosco, como queira. Para quem já está torcendo o nariz, vou piorar as coisas: Ele não está nem aí, para você ou para quem quer que seja! Ele sabe quando ser e quando não ser misericordioso, compassivo, quando fazer ou não fazer algo e ele não deixa de ser justo, bom, santo e Todo poderoso! Nossa opinião, gosto, preferencia, corrente teológica, acho isso, acho aquilo… nada disso influencia Deus!!! Que bom, né? Quem sabe tudo e pode tudo, sempre terá razão e vai ganhar a discussão.
Senhor, agradeço a sua misericórdia e compaixão demonstrada para comigo e para com todos os que crêm em ti. Somos abençoados e felizes em ter a ti como nosso Deus e Pai e nada tem nos faltando e em nada temos sido prejudicados, devido a tua santidade, bondade, e todas as demais qualidades; te amamos e adoramos, no nome poderoso de Jesus, amém.
Pr Jason