Meditação do dia: 29/01/2024
“Então o Senhor disse a Moisés: Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que você quebrou.” (Ex 33.23)
As Tábuas Que Você Quebrou – A transferência de responsabilidade faz parte da vida do homem desde o Jardim do Éden. Ali, ao desobedecer a ordem recebida de Deus, logo ele descobriu um modo de tentar se isentar das consequências e responsabilidades. A moda pegou e até hoje isso é muito comum. Quando Deus apareceu e pediu explicações, ele simplesmente disse que quem fizera a lambança fora a “mulher que o Senhor me deu.” Ao ser questionada, Eva disse que fora a serpente que a enganara, e a serpente…. bem, essa, tinha caído fora no bosque e não se viu mais… Já ouvimos histórias, de governadores piedosos, que resolveram dar indulto a presos em certas ocasiões e ao visitar os presídios e perguntar o porque a pessoa estava presa e sentenciada, eles alegavam inocência, que foram confundidos, ou traídos por quem realmente havia cometido o delito… ninguém assumia sua responsabilidade. Modernamente a sociedade vem aprimorando mecanismos de evasivas e até legalizando dispositivos judiciais, de forma que delitos sejam justificados e as penas atenuadas e substituídas por compensações fúteis. Condenar o pecado já é condenável! Provar o pecado cometido é revertido como constrangimento público e violação de direitos e garantias individuais. Deus não faz acepção de pessoas e não inocenta o culpado e nem culpa o inocente. “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas” (At 10.34). “O Senhor é tardio em irar-se e rico em bondade; ele perdoa a iniquidade e a transgressão, mas não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração” (Nm 14.18). “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado” (Na 1.3). Estes textos atestam o que foi expresso pelo Senhor a Moisés: “…as tábuas de pedra que você quebrou…” Nem Moisés, o mais manso da terra, com quem Deus falava face a face… a verdade da revelação bíblica sempre foi aplicar a verdade. “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). Eu pequei! Eu quebrei a lei e os mandamentos! Não sou nada inocente, preciso de graça e misericórdia e isso eu encontro em Cristo Jesus.
Senhor, obrigado por me declarar culpado e se apresentar como advogado da minha causa em Cristo Jesus e me oferecer perdão e restauração. Me adotar como filho e me aceitar em sua família! Reconheço minhas culpas e aceito a tua graça, que me livra do estado de condenação e me transporta para o reino do filho do seu amor. Em nome de Jesus eu sou aceito, amado, reconciliado e sou uma nova criatura. Amém!!
Pr Jason