Meditação do dia: 1º/02/2024
“Então Moisés cortou duas tábuas de pedra, como as primeiras. E, levantando-se de madrugada, subiu o monte Sinai, como o Senhor lhe havia ordenado, levando nas mãos as duas tábuas de pedra.” (Ex 34.4)
Refazendo Em Obediência – O sábio rei Salomão escreveu que tudo tem o seu tempo determinado, o tempo certo de fazer as coisas: “… tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras…” (Ec 3.5). Aqui está Moisés lavrando pedras, e voltando àquilo que deveria ter sido feito de uma única vez. Não dava para juntar os cacos ou os pedaços de pedras das primeiras tábuas onde Deus havia escrito as suas leis. Na primeira vez ele subiu sem levar nada e voltou trazendo as duas tábuas de pedra que recebera de Deus, que as produzira e inscrevera nelas os mandamentos. Foi o pecado do povo que fez Moisés ser enviado por Deus para descer o Monte e vir cuidar das coisas cá em baixo. Agora, lá vai ele novamente, morro acima, levando duas tábuas que ele mesmo teve que lavrar. Subir uma montanha não é algo fácil, levando em conta que se tratava de um senhor de oitenta anos de idade e agora carregando duas tábuas de Pedra. Por outro lado, estava fazendo isso por causa da grande bondade do Senhor, que lhe concedia forças e oportunidade. Erros são cometidos e em muitas dessas ocasiões a pessoa não tem a oportunidade de refazer aquela trilha novamente. Terá que conviver com isso durante o restante de sua vida. Então, quando surge a oportunidade de refazer a mesma trilha, corrigindo erros do passado, isso deve ser encarado como uma bênção, uma nova chance de acertar e corrigir. Moisés não estava ressentido, amargurado ou transferindo as responsabilidades para ninguém. Mesmo que as práticas erradas e pecaminosas foram do povo, cá em baixo, quando ele estava lá em cima, na presença de Deus e não teve qualquer participação ativa ou passiva na conduta do povo; contudo, ele se identificava com as promessas, as bênçãos e também as tristezas, os pecados e o destino daquele povo, porque era o seu povo e a sua missão de vida. Carregar um peso, quando se ama e sabe que aquilo vai beneficiar os que mais carecem de ajuda, isso fará toda a diferença e aliviará o fardo. Até Jesus Cristo, viu seu ministério e seu sacrifício por esse ponto de vista. “Ele verá o fruto do trabalho de sua alma e ficará satisfeito. O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Is 53.11);
Senhor nosso Deus e Pai; graças te damos por tua imensa bondade e misericórdia, renovada todos os dias para com os teus filhos e para com todas as pessoas na esperança de que venham a se arrepender e receber a graça salvadora, pela fé em Jesus Cristo. Obrigado pela oferta de perdão e reconciliação. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason