Meditação do dia: 12/02/2024
“Celebrem a Festa dos Pães sem Fermento. Durante sete dias vocês comerão pães sem fermento, como ordenei a vocês. Façam isso no tempo indicado no mês de abibe, porque nesse mês vocês saíram do Egito.” (Ex 34.18)
Celebrar a Libertação – As celebrações na Bíblia estão por todos os lados e para celebrar muitas ocasiões importantes na vida das pessoas e da nação. Celebrar foi uma das formas de transmissão de valores que Deus incluiu na sua didática infalível. Quem não gosta de festa? Todos, é claro. Assim, os principais acontecimentos eram celebrados e alguns foram incluídos no calendário anual e deveria fazer parte de seus hábitos e cultura para sempre, como ordenança memorial. Quando celebramos algo todos os anos e não abrimos mão daquilo e cuidamos para que todos os preparativos aconteçam e estimulamos as novas gerações a fazerem e participarem daquilo e depois assumindo como obrigação de fé, isso se perpetua. A libertação dos hebreus do cativeiro egípcio, foi a principal data a ser celebrada e ela abria o calendário desse povo. No dia catorze do primeiro mês, todas as famílias, indistintamente de quaisquer condições deveria celebrar, e sempre da mesma forma, seguindo os preceitos do primeiro ritual, passando de pai para filho, de geração em geração para sempre e eternamente. Depois vieram outras celebrações e muitas delas apontavam para a futura vinda do Messias, que conhecemos como o Cristo – o Senhor Jesus. Quando ele veio, participou de todas essas mesmas celebrações, ainda que elas apontavam para sua própria pessoa. Nossa experiencia de conversão marca a entrada na vida espiritual, o início da nossa jornada com Deus rumo ao propósito eterno para o qual fomos criados e agora salvos para realiza-lo. Isso, certamente merece ser lembrado e celebrado. A Ceia do Senhor é a celebração oficial determinada por Jesus, como um memorial daquilo que sua vida, morte e ressurreição significam para todos os que nele creem. São apenas duas ordenanças para serem observadas pela igreja: o batismo nas águas e a ceia do Senhor. Aqui na Monte das Oliveiras, nós separamos o primeiro sábado de cada mês para celebrar a Ceia do Senhor e sempre enfatizamos o valor, o significado e a imporancia de tal celebração. Um dia, estaremos todos na casa do Pai, com toda a família reunida; imagine só, todos os salvos de todos os tempos e de todos os lugares pela primeira vez juntos, e Cristo à frente, celebrando a ceia!!! Vamos fazendo as coisas até que ele volte e então tudo será consumado!
Senhor, obrigado por criar memoriais tão bons e importantes para marcar os grandes feitos da obra da redenção, da qual somos os grandes beneficiados. Agradecemos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason