Meditação do dia: 13/02/2024
“Todo o primeiro filho que nascer é meu. Também de todo o seu gado, o primeiro filhote macho de vacas e ovelhas é meu.” (Ex 34.19)
Primogênitos – Muitos detalhes da cultura antiga, não faz muito sentido para nós nos dias atuais até que as estudemos à luz das tradições e costumes culturais da antiguidade. O valor que a bíblia atribui a certas questões que em nossa cultura e nos nossos valores não representam atração alguma. Hoje a nossa meditação vai para uma característica dessas e claro queremos e podemos aprender coisas boas e edificantes para nossas vidas. Nada é por acaso ou surge de uma idéia mirabolante de alguém; muito menos Deus inventa algo sem qualquer sentido e faz com que tais práticas o torne valioso. Devemos pontuar que desde muito cedo na história humana, já era valorizado a primogenitura entre os filhos. nas práticas bíblicas patriarcais, quando o sacerdócio ainda era uma obrigação familiar sob a responsabilidade do pai de família e na sua ausência, do filho mais velho. Isso influenciava até mesma na sucessão de heranças, quando ele recebia uma porção maior que os demais irmãos, por ter que se dedicar ao cuidado espiritual da família e com isso teria menos tempo para suas próprias obrigações pessoais. “¹⁵Se um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem não ama, e as duas lhe derem filhos, e o primogênito for da que ele não ama, ¹⁶no dia em que repartir a herança entre os filhos, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da que ele não ama e que é de fato o primogênito. ¹⁷Pelo contrário, deve reconhecer por primogênito o filho da mulher que ele não ama, dando-lhe dobrada porção de tudo o que possuir, porque aquele é o primogênito do seu vigor; o direito da primogenitura é dele” (Dt 21.15-17). Quando da saída dos hebreus do cativeiro egípcio, na última praga, aconteceu a morte de todos os primogênitos das famílias que não se submeteram a cerimonia da morte do cordeiro e passar o sangue nos umbrais das portas de suas casas. Como os hebreus fizeram tudo conforme as ordens do Senhor através de Moisés, os seus primogênitos foram salvos e com isso, passaram a pertencer a Deus, que foi o salvador de todos eles. Assim, à partir dali, todo primeiro filho já nasceria consagrado à Deus e nesse caso, deveriam serem resgatados pelos pais com um pagamento simbólico para cada um. “¹O Senhor disse a Moisés: ²Consagre-me todo primogênito. Todo o primeiro que sair do ventre de sua mãe entre os israelitas, tanto de homens como de animais, é meu. ¹²dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. ¹³O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês se encontram. Quando eu vir o sangue, passarei por vocês, e não haverá entre vocês praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito. ” (Ex 13.1,2,12,13).
Senhor, agradeço pela salvação colocada à disposição de cada um e de todos os que creem naquilo que Jesus fez com sua vida, seu ministério, sua morte e ressurreição. Agora isso está disponível à todos pela fé. Somos teus, comprados pelo sacrifício de Jesus. Em nome dele, agradecemos, amém.
Pr Jason