A Palavra e a Aliança

Meditação do dia: 21/02/2024

“O Senhor disse ainda a Moisés: Escreva estas palavras, porque, segundo o teor destas palavras, fiz aliança com você e com Israel.” (Ex 34.27)

A Palavra e a Aliança – Para os três leitores mais assíduos dessas meditações já não deve pairar muitas dúvidas sobre a apreciação especial que o pastor Jason tem pela Palavra de Deus. Acredito nela como ela de fato é: Palavra de Deus! Inspirada, eterna, viva, transformadora, capaz de falar ao coração, capaz de santificar um pecador inveterado; como descrever seus efeitos saudáveis e abençoadores em nossas vidas? Não há palavras! A melhor atitude é acolhê-la no coração e guardar como o tesouro mais precioso. Ao olhar um texto pequeno, como o versículo que separamos hoje para nossa meditação, somos forçados a nos perguntar: Seria por causa de Deus ou de Moisés mesmo, que era para ele escrever o que Deus mandou? Quando digo Moisés, estou o colocando no lugar dos israelitas, no meu lugar e de qualquer pessoa da humanidade. Palavra de Deus para o homem, o ser humano. Sei que Deus não tem problemas de memória e esquece o que diz! Sei que nós temos! Não só esquecemos como também “esquecemos” de propósito, descuido, e por aí vai… Deus disse o que disse, ordenou que se escrevesse, porque seria e é em conformidade com o teor dessas palavras que ele estabeleceu a aliança com Israel e ratificou com a igreja através de Jesus lá na noite quando ele celebrou a ceia antes de ser preso. É um tanto quanto comum, novos convertidos ou cristãos mais novos, perguntarem sobre como manter uma obediência construtiva a Deus e à Palavra dele. A verdade é que muitas pessoas cristãs nascidas de novo e herdeiras das promessas na Nova Aliança, cultivam uma mentalidade da Antiga Aliança e tentam viver a vida cristã pelo esforço próprio, querendo cumprir todos os mandamentos sem escorregar e assim agradar a Deus; alguns até fazendo check list para ver se está indo tudo bem e nada está fora de controle. Não se pode viver a graça, na era da graça através da força da carne. A vida cristã precisa ser vivida pela fé! O justo viverá da fé é assim que se faz. “mas o meu justo viverá pela fé; e, se retroceder, dele a minha alma não se agradará” (Hb 10.38). Conheça a  Palavra de Deus e segundo o teor dela experimente a graça de Deus e o poder do Espírito Santo para uma vida bem sucedida.

Te louvamos Senhor, pela bondade e paciência para com os teus servos; nos colocamos diante de ti, para sermos instruídos e aconselhados em tua Palavra, que é tudo o de que precisamos. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário