Meditação do dia: 25/02/2024
“Quando Arão e todos os filhos de Israel olharam para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; e ficaram com medo de chegar perto dele.” (Ex 34.30
O Medo de Aproximar – Passam se os dias e os anos e algumas coisas permanecem como antes, ou como sempre; as reações humanas ao novo, inusitado ou diferente ainda é desafiador. Aceitamos até com uma certa normalidade, que toda mudança provoca incômodos. A maioria das pessoas se sentem mais confortáveis com a rotina e a normalidade. Outros, tem perfil conservadores e assim eles não gostam muito de verem coisas novas sendo implementadas; o contrário de quem tem perfil inovador, que adora mudanças, novidades e sem elas, eles se entendiam e produzem mudanças só pelo prazer de não ver as coisas do mesmo jeito e no mesmo lugar. Qual é o seu perfil? Eu sou conservador, não gosto muito de mudanças, mas aprendi muito com os de perfil adaptável; esses não gostam de mudanças, mas as recebem bem e se adaptam rapidamente e seguem em frente. Existe também o perfil dos “Arrastados”, esses como o próprio nome diz, eles vão porque não tem como ficar, mais sempre serão arrastados pelos outros. Os quatro perfis formam a chamada “Curva do Sino.” Quando Moisés voltou do monte e da presença de Deus, o resplandecer do seu rosto provocou reações muito estranhas nas pessoas, porque elas ficaram com medo de aproximarem dele. Por quê? Imaginemos a cena acontecendo em nossos dias e em nossa comunidade. Como seria a reação das pessoas que conhecemos tão bem? Como seria a minha reação? Os mais curiosos, tomariam a frente, ainda que desconfiados, mas não perderiam a oportunidade de serem os primeiros a descobrir a causa do fenômeno. Outros tantos, não gostariam de se aproximar, por precaução, pois poderia ser que afetasse quem dele se aproximasse. Com certeza também apareceriam os desconfiados, que acham que “ali tem coisa!” também tem aqueles que não se deve mexer com o sobrenatural, pois ele é sobrenatural exatamente para permanecer em segredo. As perguntas que realmente fazem a diferença são: qual a minha reação e por que? Na minha concepção, sou responsável por minhas atitudes, sou o único que tem autoridade para mudar minhas ações e reações e ainda que outros tenham suas experiencias, no que me diz respeito, a minha experiencia é a que realmente conta. Mas vou fechar esse texto com uma outra provocação: Como são suas reações ao diferente e ao sobrenatural? Quando foi sua última grande experiencia com Deus?
Senhor, obrigado por se revelar e permitir acesso dos teus filhos às riquezas da glória do teu conhecimento. Na tua Palavra há fontes maravilhosas das quais podemos extrair muitas coisas boas e úteis para crescermos em nossa caminhada de fé. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason