Meditação do dia: 27/02/2024
“Depois, vieram também todos os filhos de Israel, aos quais Moisés ordenou tudo o que o Senhor lhe havia falado no monte Sinai.” (Ex 34.32)
Depois, Vieram Também – Líderes e liderança cristã são parte maior dos leitores dessas meditações. Portanto, muitos dos textos são dedicados com temáticas voltadas para eles, pois de uma certa forma, todos nós exercemos liderança ou influenciamos por todos os lados ao nosso redor. Mesmo que você não seja um líder oficialmente em sua igreja ou ministério, ou na sua profissão ou setor de trabalho, ainda assim, como cristão, você desempenha um papel muito importante como influenciador através do seu testemunho. Não é preciso ter um cargo ou ser empossado por uma autoridade para ser líder ou abençoar. Sinta-se à vontade para abençoar e fazer a diferença! Voltando à nossa temática, Moisés voltou ou desceu do Monte com as novas tábuas e as instruções complementares, que não puderam ser entregues da primeira vez. Seu rosto brilhava e isso produziu alteração nas relações com a massa a quem ele deveria ministrar. Ele se reunião com a liderança principal, acertou as pontas e arestas e então, só então… “Depois, vieram também todos os filhos de Israel…” Estamos vivendo dias e tempos críticos e de contestação social e cultural; são males dos nossos tempos, com a insatisfação generalizada e muitas pessoas nem sabem porque são ou estão insatisfeitas e outras tantas são doutrinadas a se posicionarem como insatisfeitas e não se conformar, mesmo que não saibam com que não se conformar, o negócio é protestar e dizer que assim, não, somos contra, queremos mudanças… isso também se reflete na igreja e nos meios cristãos onde as pessoas são levadas a se posicionarem de um lado ou de outro, senão por falta de opção elas são declaradas como de determinado lado. Ao o título ou essa parte do texto que separei para meditar, alguém já diria: “por que depois? Só depois? São minoria, são excluídos, são menosprezados ou deixados de lado? Não! Todas as coisas precisam de ordem e decência, é assim que os cristãos foram ensinados: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (1 Co 14.40). Os líderes, o são pela capacidade de liderar; então eles recebem as instruções e transmitem ou auxiliam; também podem facilitar o trabalho daqueles que farão as próximas etapas. Jesus liderou doze discípulos e se reunia constantemente com três deles em particular; quando voltou ao céu, recomendou a alguns deles certas prioridades e isso foi é e sempre será modelo de liderança e administração. Como dizemos brasileiramente: Não pode ser muitos caciques para poucos índios! Onde estaria você e eu, se lá estivéssemos? Entre os primeiros, logo depois?
Senhor, obrigado por ter um lugar para cada um de nós, no teu serviço. Graças te damos por conferir dons e habilidades especiais para que a obra seja feita e isso é o que de fato importa. Nossas preferencias só podem ser levadas a efeito se forem para glorificar o teu santo nome. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason