Meditação do dia: 28/03/2024
“Moisés não podia entrar na tenda do encontro, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.” (Ex 40.35)
A Nuvem e a Glória – Tudo o que qualquer pessoa deseja ver sobre seu trabalho e suas atividades é a aprovação. Todos gostamos de apreciação e reconhecimento pelo que fazemos e também pelo que somos. Nem sempre acertamos todas, mas isso não deve ser motivo para não dar continuidade aos projetos iniciados. Muitas pessoas concluíram seus maiores trabalhos em estágios já bem adiantados em termos de idade. Quando se acerta muito cedo, o risco de vir a errar se torna bem maior do que quando se faz várias tentativas e não se chega ao êxito; sendo assim, cresce a expectativa de que ainda vai chegar a minha vez. Moisés foi chamado para conduzir o povo hebreu, retirando-o da escravidão no Egito e leva-lo até a terra de Canaã, que lhe era atribuída por Deus e por eles chamada de Terra Prometida. Entre a saída do Egito e a chegada à Canaã, havia um percurso com desertos, perigos, oportunidades e em tudo teriam a presença e a graça de Deus lhes dando todas as condições de serem bem sucedidos. Essa jornada é uma metáfora da vida cristã: Damos a partida com a experiencia do Novo Nascimento, quando deixamos o mundo e o pecado que controlavam a nossa vida e ditavam nossas práticas e consequentemente, selavam o nosso destino. Entrar em Canaã e chegar na vida cristã adulta, ou na maturidade da fé, como disse o apóstolo São Paulo: “¹³Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, ¹⁴Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Ef 4.13,14). Então, tal lá, como cá, entre a saída e a chegada, existe um percurso que todos devem fazer. Pode ser feito com prazer, determinação, aproveitar as oportunidades de aprender e servir. Também pode ser feito com murmuração, desprezo e inquietação e dificultar a vida dos líderes e companheiros de jornada. Podemos ser testemunhas da bondade de Deus e sua infinita capacidade de suprir e livrar, como também podemos ser consumidos de ressentimentos, apegos desnecessários e até saudades da velha vida. Mas a vida, a liderança e o testemunho de vida de Moisés é uma ótima referencia para quem tem grandes responsabilidades. Ele serviu, fez tudo conforme a vontade de Deus e na inauguração do maior projeto humano para Deus, em termos de adoração, ele foi abençoado, aprovado e a manifestação acontecida ali, foi o selo de aprovação e reconhecimento de tudo que fez até então. Sejamos fiéis e firmes no propósito de fazer bem feito e no devido tempo, veremos a bênção sobre nossos serviços.
Obrigado, Senhor, por manifestar a sua graça sobre nossas vidas e aprovar aquilo que realmente foi bem feito e com a motivação correta. Te louvamos e agradecemos no nome de Jesus, amém.
Pr Jason