Alguém Disposto a Ensinar

Meditação do dia: 05/03/2024

“Também lhe dispôs o coração para ensinar os outros, tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã.” (Ex 35.34)

Alguém Disposto a Ensinar – O povo sertanejo sempre teve suas histórias para ensinar verdades de fundo moral, lições para a vida, que eram passadas de gerações para gerações de forma oral. Uma dessas boas anedotas é a da onça e do gato. Eles se conheceram e a onça ficou impressionada com a agilidade do gato em pular, saltar, sem nunca cair e com muitos recursos. Ela então pediu para que o gato a ensinasse a pular e saltar como ele; o gato então lhe ensinou e a treinou acompanhando o seu desenvolvimento e destreza, até que ele a considerou “apta e pronta.” Ela maldosamente agradecida, armou um salto e tentou pegar o gato para comer. Ele se livrou saltando para trás. Ela ficou muito decepcionada e reclamou com ele que não lhe havia ensinado tudo, inclusive esse salto para trás. Foi então que ele disse-lhe que não ensinara de propósito, reservando aquele salto para sua própria segurança. “Se eu tivesse te ensinado, agora você teria me pegado!” segundo a cultura caipira, é daí que vem a expressão: “O pulo do gato.” Se refere a nunca ensinar tudo o que se sabe, por segurança. Na vida real, isso é um expediente egoísta que os que fazem uso dele muitas vezes é para se perpetuar na posição ou cargo e também para ter alguma vantagem sobre outra pessoa. Essa é uma mentalidade que não prospera no Reino de Deus, porque o rei não gosta disso e também ele é um grande mestre, aliás, o mestre por excelência. Quando ele esteve aqui no nosso mundinho, veio para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Precisava ensinar o caminho para Deus e escolheu dentre todas as modalidades e possibilidades, discipulado como meio de transmitir seus ensinamentos e como eles seriam perpetuados na sua igreja. Agora, não é apenas um sistema de ensino, ou um método, mas é uma ordem para todos os seus seguidores. “¹⁹Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ²⁰ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28.19,20). Aqueles homens chamados por Deus para confeccionar as peças mais delicadas e sofisticadas em termos de arte, nos mais diversos materiais, não só estavam dispostos a fazer um trabalho bem feito, como também ensinar o que sabiam para outros artífices. Não havia um sentimento de concorrência, rivalidade com riscos para o ofício e progresso de qualquer deles. Podemos aprender com essas pessoas cheias do Espírito de Deus, que de fato deram-nos bons exemplos. Uma vida cheia da graça de Deus, com uma unção especial para fazer algo especial, não justifica “garantir seu lugar” não passando à frente os seus conhecimentos. O que você sabe fazer bem feito e não passou isso à frente ainda? Já pensou no legado que pode deixar e perpetuar? Isso poderá ser uma bênçãos para muita gente!

Senhor, obrigado por nos capacitar a servir com qualidade e excelência; assim também queremos glorificar ao Senhor passando o conhecimento que temos para que outras pessoas também possam ser bênçãos e crescer no servir ao Senhor e ao próximo, assim estaremos cooperando com o crescimento do Reino, que é nosso em Cristo Jesus; no nome dele oramos agradecidos, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário