Ainda Sobre Sabedoria

Meditação do dia: 08/03/2024

“Moisés chamou Bezalel, Aoliabe e todos os homens hábeis em cujo coração o Senhor tinha posto sabedoria, isto é, todos os homens cujo coração os impeliu a vir e fazer a obra.” (Ex 36.2)

Ainda Sobre Sabedoria – Aproveitando o gancho desse tema, e procurando ajudar de alguma forma, quem gostou do assunto e se interessou, desejo completar mais alguma coisa aqui. O nosso fio condutor está sendo a possibilidade de uma pessoa alcançar uma porção extra de sabedoria por concessão divina, como vemos Deus dando aos artífices do tabernáculo. Então isso está disponível e é possível aos filhos de Deus, pois tudo está indicando que já fomos criados com a capacidade ou o potencial de ser e ter sabedoria, e que isso pode ser acrescentado. Tiago, na sua carta, exorta aos cristãos que se sentem ou percebem falta de sabedoria, podem pedir a Deus que não coloca qualquer impedimento ou condição para conceder; ao contrário, diz que ele dá generosamente. “⁵Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida. ⁶Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento” (Tg 1.5,6). Tiago diz que se deve pedir com fé, sem dúvida alguma no coração! A pessoa precisa estar ciente de que precisa, pode receber e Deus tem prazer em conceder; assim a própria dúvida já seria uma falta de sabedoria. Mais à frente na sua carte, ele fala de duas sabedorias, uma terrena, humana, que sofre os efeitos da corrupção do pecado no mundo e das influencias a que a pessoa está sujeita. A outra Sabedoria é totalmente espiritual, condizente com a nova vida em Cristo que a pessoa tem e é capaz de o levar a níveis acima da média. “¹³Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. ¹⁴Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. ¹⁵Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. ¹⁶Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. ¹⁷Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (Tg 3.13-17). Paulo concorda plenamente com Tiago e fala sobre o seu ministério de edificar a Igreja de Cristo, e isso poderia ser feito com sabedoria humana ou sabedoria divina e ele justificou o por quê da sua escolha. “⁴A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, ⁵para que a fé que vocês têm não se apoiasse em sabedoria humana, mas no poder de Deus” (1 Co 2.4,5). Continuando a leitura teremos muito que aprender com Paulo nesse ensinamento aos cristãos de Corinto. Vale a Pena aprofundar.

Senhor, obrigado por reservar algo tão especial para os teus filhos, que podem pedir e receber diretamente de tuas mãos, para serem sábios e produtivos no teu Reino. Agradecemos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário