Meditação do dia: 09/03/2024
“Moisés chamou Bezalel, Aoliabe e todos os homens hábeis em cujo coração o Senhor tinha posto sabedoria, isto é, todos os homens cujo coração os impeliu a vir e fazer a obra.” (Ex 36.2)
Sabedoria Como Um Dom – Seguindo na trilha da sabedoria, gostaria de entrar nessa parte muito especial da vida da Igreja de Cristo e que conecta as pessoas individualmente através dos dons ou carismas, que foram deixados ou distribuídos pelo Senhor da Igreja para que ela tivesse ferramentas úteis e poderosas para realizar a grande tarefa que recebeu, que é proclamar o Evangelho da salvação em todo o mundo e à todas as pessoas. Nos capítulos 12,13 e 14 da primeira carta aos Corintios, o apóstolo dedicou-se ao tema dos dons e ministérios. Isso sempre foi um tanto quanto levado a extremos por muitos e por muito tempo. Até os próprios cristãos originais que receberam a carta paulina, foram a extremos perigosos e por isso a carta foi-lhes endereçada para corrigir e dar parâmetros para o bom uso. Muitos, devido a isso, se entrincheiraram contra o uso dos dons e atribuíram pechas nada elogiosas e se valeram disso para evitar buscar, receber, utilizar, aprender e ensinar e foram para o ponto de afirmar que eles nem mais são plausíveis e existentes na igreja após a era apostólica. Acredito que o fato de sermos notificados de que haja um derramamento de notas falsas de dinheiro, isso não serve de base para não mais aceitarmos receber dinheiro, para não incorrermos em receber algo falso. É claro que ficaremos de sobreaviso, mais cautelosos e desenvolvermos medidas que se verifiquem seguras para utilizar o dinheiro. Mas o que nos interessa de fato, para nossa meditação aqui, não é a teologia dos dons e sim os dons em si mesmos. Entre os dons listados neste capitulo doze, há uns que nos conectam ao que estamos estudando: A sabedoria. “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento” (1 Co 12.8). Palavra da sabedoria e palavra do conhecimento. Duas capacitações sobrenaturais dadas e manifestadas na igreja através da instrumentalidade humana, feitas por Cristo através do Espírito Santo, para que a igreja seja edificada, consolada e exortada, recebendo informações que de outra forma não seria possível conhecer. Sempre que houver necessidade, esses dons se manifestam e abençoam o povo de Deus. Dons são presentes de Deus, precisam ser buscados, utilizados, testados e aprovados pelo corpo local e assim, podem ser utilizados com alegria e temor, abençoando sem medo de estar caindo em erros e armações do mal. Procure estudar, buscar, conhecer e utilizar de forma saudável todos os dons e com a sabedoria divina agindo em nossas vidas isso será ainda muito mais gratificante.
Te louvamos Senhor, pelas manifestações especiais e sobrenaturais dos dons do Espírito que podem enriquecer a experiencia do povo do Senhor. Somos gratos pela sabedoria com que Paulo lidou com as práticas não saudáveis e ensinou como fazer da forma que agrada a Deus e abençoa a Igreja. Oramos agradecidos por eles em nome de Jesus, amém.
Pr Jason