Meditação do dia: 11/03/2024
“e disseram a Moisés: O povo traz muito mais do que é necessário para o serviço da obra que o Senhor ordenou que se fizesse.” (Ex 36.5)
Excesso de Generosidade – Que me conste em minhas leituras bíblicas e até mesmo em relatos históricos ao longo da história da igreja, não temos muitos exemplos de repetição desse fenômeno de generosidade. Pessoas doando mais do que a necessidade. Outra coisa que me chama muito a atenção nessa demonstração de liberalidade é a condição na qual tais pessoas estavam vivendo até bem poucos dias. Eles eram escravos no Egito e serviam explorados e maltratados para não prosperarem em quaisquer sentidos. Embora fossem uma mão de obra barata, pois serviam no máximo em troca da sobrevivência, sem nenhuma dignidade, ou chance de prosperar ali, porque embora houvesse entre eles profissionais que a demanda egípcia necessitava e formara, porém eram vistos como um risco iminente de rebelião e até mesmo aliarem com inimigos dos egípcios numa possível invasão. Assim eram mantidos sob a mais servil forma de escravidão. Contudo havia uma profecia, uma promessa divina aos ancestrais deles, que ao saírem da escravidão, eles iriam sair com grandes riquezas; uma forma de serem ressarcidos e reembolsados pelos anos de trabalho e fundos suficientes para recomeçarem suas vidas na nova terra. “¹³Então o Senhor lhe disse: Fique sabendo, com certeza, que a sua posteridade será peregrina em terra alheia, será reduzida à escravidão e será afligida durante quatrocentos anos. ¹⁴Mas eu castigarei a nação que os escravizar. Depois eles sairão com muitas riquezas” (Gn 15.13,14). Não de fato maravilhoso, alguém que nunca possui nenhum bem de valor, nenhuma riqueza, e de repente se torna dono de muitas riquezas, bens, produtos, materiais, especiarias, perfumes caros e joias quase sem limites; logo em seguida aparece uma convocação para doar para se realizar um projeto de grande envergadura, algo para a nação toda, grandioso e que consumiria muitos recursos e mão de obra!!! E lá foram aquelas pessoas doando aos montes com tanta alegria e generosidade, que tiveram que mandar parar de doar. Sabia que essas pessoas e essa nação, mais de cinco mil anos depois, ainda é rica, poderosa e que eles detém a maior fatia do bolo das riquezas de todas as nações? Não temos como não lembrar da citação do mais ilustre dos cidadãos dessa nação: “deem e lhes será dado; boa medida, prensada, sacudida e transbordante será dada a vocês; porque com a medida com que tiverem medido vocês serão medidos também” (Lc 6.38).
Pai celestial, graças damos pela bênção de sermos chamados teus filhos e sermos participantes de todas as tuas riquezas, mas a maior e melhor de todas elas é Jesus Cristo, o amor do Pai encarnado e doado pela nossa redenção. Se nos deste esse único filho, as demais bênçãos são consequências naturais da nossa comunhão. Somos agradecidos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason