Meditação do dia: 13/03/2024
“²⁴Todo o ouro empregado na obra, em toda a obra do santuário, a saber, o ouro da oferta, foram mil quilos, segundo o peso padrão do santuário. ²⁵A prata dos arrolados da congregação foram três mil quatrocentos e vinte e um quilos, segundo o peso padrão do santuário: ²⁹O bronze da oferta foram dois mil e quatrocentos quilos.” (Ex 38.24,25,29)
Ouro, Prata e Bronze – hoje não vamos falar de premiação de jogos olímpicos ou outras modalidades esportivas. Achei interessante a prestação de contas dos artífices sobre os materiais ofertados para a confecção do tabernáculo. Mil kilos de ouro é muito ouro, haja visto que mesmo em revestimentos, ele ainda é utilizado em lâminas finas. Essa quantidade em comparação com algo mais comum para nós, seria o equivalente a 20 sacos de cimento, embora o volume em ouro será bem menor. Somando esses três elementos utilizados nos diversos lugares no tabernáculo, somam seis mil e oitocentos kilos. Havia peças grandes como o altar de bronze onde era oferecido os holocaustos, a pia ou bacia onde os sacerdotes se lavavam e as mesas, a arca, o candelabro etc. também havia uma distribuição mais uniforme nas tábuas e colunas de madeira. Sabemos que tanto o tabernáculo em si como peças individuais apontavam figurativamente de modo simbólico para Cristo e sua obra perfeita. Quando pensamos na obra perfeita de Cristo, não é apenas sua morte lá na cruz, sua ressurreição e ascensão aos céus, mas o conjunto todo, desde deixar a sua glória eterna com o Pai, sua encarnação, nascimento, vida, ensinos, ministérios e etc. então os muitos benefícios e feitos de Cristo são representados naqueles materiais, cores, texturas, utilidades formas de uso no culto. Nada ali era sem propósito e sem uma função indicativa da perfeição da obra da redenção. Outro aspecto que levei em consideração ao pensar nesse texto, é o fato de que aquele tabernáculo era desmontável e suas peças e mobiliário eram transportados, alguns inclusive só poderiam ser transportados manualmente, nos ombros. Sendo assim, podemos imaginar que teria que ser distribuído para muitas pessoas, pois era muito peso a ser transportado; por outro lado, dá para perceber o tamanho da generosidade daquelas pessoas. Foram voluntárias, generosas, liberais e fizeram algo que era digno de merecer a presença de Deus e um orgulho para toda a nação. Bons exemplos para todos nós!
Senhor, obrigado, porque quando temos para doar é porque recebemos daquele que tem todas as coisas e as reparte abençoadamente com seus adoradores. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason