Examinou e Abençoou

Meditação do dia: 15/03/2024

“Moisés examinou toda a obra, e viu que a tinham feito segundo o Senhor havia ordenado; assim a fizeram, e Moisés os abençoou.” (Ex 39.43)

Examinou e Abençoou – Esse é um texto que gosto muito e à muito tempo. O tipo de mensagem que ele transmite, para mim, que lido com liderança, liderados, trabalhos em equipes, simplesmente é maravilhoso. Todos gostamos de sermos apreciados e aquilo que fazemos se elogiado, aprovado, produz um bem estar muito bom na alma. Uma condição sadia emocionalmente, distingue uma aprovação, elogio e apreciação, daquela ambição egoísta e competitiva de ser elogiado e aplaudido. Quando isso desencaminha para tristeza, amargura e ressentimento porque aquilo que foi feito não foi visto, elogiado, apreciado e a pessoa leva para o campo pessoal, como se ela fosse rejeitada. Isso aí é ruim! Paulo diz que isso não estar entre nós como cristãos; “³Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, ⁴não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros” (Fp 2.3,4). Moisés recebeu o serviço dos artífices e conferiu tudo, examinando detalhadamente cada íten, afinal ele daria o aval e aquilo seria como a aprovação de Deus. Essa responsabilidade é do líder responsável e maduro; ele delega, acompanha, supervisiona e quando tudo é apresentado como pronto, cabe a ele examinar e dar a aprovação final. Demonstra responsabilidade, maturidade, saber trabalhar em equipe e assumir responsabilidades. Se algo ali não estivesse à contento, Deus iria primeiro falar com Moisés e não diretamente com algum daqueles artífices. A prestação de contas tem à ver com o crescimento e a responsabilidade; se negar ou fugir de tal ação é indicio de falta de transparência. Também, ao fazer esse trabalho, Moisés não estava desconfiando, ou procurando ocasião contra qualquer pessoa ou trabalho. Todos agiram como pessoas cheias do Espírito de Deus e cada uma das etapas chegaram ao final podendo ser examinadas e aprovadas. Gosto de uma frase, que se ninguém sabe quem a utilizou primeiro, então mesmo que não seja minha, mas eu gosto: Para Deus, o melhor, sempre! Aquela bênção dada aos artífices era um reconhecimento do trabalho deles, da dedicação, e do trabalho bem feito e finalizado. Alguém diz que “é melhor feito do que bem feito!” No mundo dos negócios humanos, empresas, lucros, otimização etc, essa frase pode se encaixar como uma luva; mas quando se trata de serviço para Deus, aí o nível é outro! É exatamente por isso, que ele concede o seu Espírito para seus trabalhadores, para serem motivados, inspirados e instruídos por alguém que entende tudo de vontade de Deus! Lembre disso, seja e sejamos cheios do Espírito Santo, mesmo para fazer coisas consideradas simples.

Senhor, obrigado pela bênção que vem de ti para todo trabalho bem feito. Obrigado por prover todos os recursos e colocar pessoas boas para andar conosco e juntos fazermos a tua obra. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário