A Unção é Que Santifica

Meditação do dia: 17/03/2024

“Pegue o óleo da unção, e unja o tabernáculo e tudo o que nele está, e consagre-o com todos os seus pertences; e será santo.” (Ex 40.1,2)

A Unção é Que Santifica – Todas as etapas da obra de construção estavam concluídas e entregues à contento. As pessoas já foram abençoadas pela liderança de Moisés e ele já recebeu a ordem para montar o tabernáculo. Depois de montado e todas as peças e utensílios colocados nos seus devidos lugares, ele deveria tomar o azeite ou óleo apropriado para a unção e ungir o tabernáculo e tudo o que nele estava e isso o tornaria santo, ou seja, separado para o serviço sagrado para o qual ele fora construído. A lição preciosa inicial a ser aprendida aqui, é aprendermos sobre a diferença entre objetos bons, bonitos, feitos para finalidades nobres e até de culto ou a serviço de Deus, continuam sendo objetos, mas a diferença vai aparecer quando ele for consagrado e aceito por Deus como tal. Continuaria sendo o mesmo tabernáculo, feito com materiais conhecidos e feito por pessoas da comunidade e tudo feito com muito carinho e dedicação, mas ele só se tornou santo, quando recebeu a unção de Deus. Moisés e Arão e outras pessoas até então, por vezes oficiaram atos sacerdotais em favor do povo; agora, eles receberiam suas vestes, seus paramentos e seriam ungidos e daí em diante, só eles cumpririam aquelas funções específicas para as quais foram ungidas. As pessoas perderam a noção do que é sagrado, e criam suas próprias versões caricaturadas do ministério divino, da vocação sagrada e dos ofícios ministeriais e fazem como bem entendem e ainda acham que tem a chancela divina. Mesmo as pessoas chamadas divinamente para alguma função, precisam respeitar os espaços e os tempos necessários de preparo, ordenação e consagração em conformidade com as verdades bíblicas. Uma necessidade, não constitui uma chamada! Deus não utiliza “Tapa buracos!” O rei Saul, o primeiro rei de Israel, perdeu o seu trono e sua bênção, por agir nesses moldes: “eu disse comigo: “Agora os filisteus virão contra mim em Gilgal, e ainda não busquei a face do Senhor.” Assim, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos” (1 Sm 13.12). “Forçado pelas circunstancias…” Ainda assim é rebelião, é desobediência.

Senhor, obrigado por chamar pessoas para servir ao Senhor e cumprir funções que honram e dignificam aquela pessoa e a sua vocação. Concede sabedoria aos teus servos e unção do Espirito Santo para realizarem a tua vontade. Em nome de Jesus, amém!!!

Pr Jason

Deixe um comentário