A Consagração do Altar

Meditação do dia: 18/03/2024

“Unja também o altar do holocausto e todos os seus utensílios e consagre o altar; e o altar se tornará santíssimo.” (Ex 40.10)

A Consagração do Altar – Estamos muito interessados nas lições que podemos aprender com essas prescrições divinas. Ele ordenou a Moisés que montasse o tabernáculo e ungisse-o todo e todas as peças e depois, especificou que deveria ungir o altar do holocausto para que ele se tornasse santíssimo. Esse altar era revestido de bronze e ficava localizado no pátio externo do tabernáculo, bem em frente a entrada principal. Nele eram queimados todos os sacrifícios pelos pecados, daí o nome de “altar dos holocaustos” que significa, “totalmente queimado.” Esse era um aspecto muito importante do culto e da fé dos hebreus, pois é, digamos assim, o coração da obra da redenção. O maior e mais grave dos problemas humanos é justamente o pecado diante de Deus. Esse problema é resolvido pela obra expiatória de Cristo, que prefiguradamente estava representado nos sacrifícios oferecidos a Deus e consumidos naquele altar de bronze. Espiritualmente, os nossos pecados são perdoados devido a obra de Cristo na cruz, onde ele levou sobre os nossos pecados, fato esse afirmado e confirmado em todas as Escrituras Sagradas. “Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados” (Is 53.5). Esse altar era então objeto de verdadeira consagração e seria ungido com o óleo especial e os utensílios auxiliares nos serviços do altar seriam igualmente consagrados. Consagrar é tornar sagrado, separado para determinado uso. Deus disse a Moisés, que fizesse isso, porque tinha essa importância e significado. Se tinha para Deus, então tinha para o povo de Israel e tem para a Igreja de Cristo e individualmente deve ter também para nós. Os pecados, como vimos, são levados bem à serio por Deus e o modo como ele trata e lida com os pecados dão indícios de como isso deve ser de fato sério e tratado com solenidade e muita reverencia.

Senhor, agradecemos pela provisão de perdão e purificação que está disponível a todos os pecadores através da vida e obra de Cristo na cruz. Ali os nossos pecados  foram levados e Cristo foi totalmente consumidos numa oferta única, perfeita e completa para sempre. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário