Meditação do dia: 27/03/2024
“Moisés não podia entrar na tenda do encontro, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.” (Ex 40.35)
Quando Nem Moisés Podia – Entendo que precisamos de uma boa dose de humildade e serenidade ao meditar nesse texto, para tirarmos conclusões precipitadas sobre condições de servir a Deus. Grande parte das experiencias espirituais que acontecem entre nós, como povo de Deus, são muito intimistas, particulares e peculiares. Não podemos querer utilizar todas as situações para servirem como parâmetros do que seja considerado ideal em servir ou realizar tarefas. Moisés era Moisés, primeiro e único! Davi era Davi, primeiro e único! Pedro foi Pedro; Jason e Jason e não precisa esperar nada mais do isso! Precisamos aprender, podemos e devemos aprender em todo lugar da Palavra de Deus; até as experiencias negativas, podem nos servir de aprendizado. Mas cuidado com as comparações e as medidas desmedidas. Quando Moisés acabou a sua obra e a entregou a Deus como determinado, a nuvem da presença de Deus se manifestou poderosamente, cobrindo tudo ali e a glória de Deus encheu o tabernáculo. Que coisa maravilhosa! Devia ser algo lindo, glorioso, bom demais para se ver e se experimentar; especialmente se a pessoa estivesse ali com um coração quebrantado, reverente, com temor e poder apreciar aquilo como algo verdadeiramente sobrenatural e único; mesmo para nós da nova aliança, ocidentais e cheios das manias de interpretar tudo que aparece em nossa frente, ou ouvimos falar; aquilo era glorioso para os de fé, que amava a Deus e apreciava sua revelação. Nunca podemos esquecer os ensinos apostólicos e bíblicos: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hb 11.6). Sem ter uma fé autêntica, tudo é só movimento, agito! Ver por ver não significa muito. Quantos daquelas pessoas que viram e testemunharam aquilo, se tornaram rebeldes, teimosos e foram consumidos no deserto e não herdaram as promessas. A revelação que agora temos na Nova Aliança é muito superior àquilo que aconteceu lá. Mas quantos cristãos estão cientes disso? Quantas pessoas não experimentam a graça de Deus, porque não vêem e não sentem? Sem fé, nivelamos por baixo e não vale muito à pena.
Senhor, obrigado por personalizar as experiencias de cada um de nós com a tua graça e misericórdia. Quero compreender o meu papel e o meu lugar e fazer a tua vontade com alegria e diligencia. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason