Meditação do dia: 29/03/2024
“De dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.” (Ex 40.35)
A Nuvem de Dia e Fogo à Noite – Vivemos num país tropical e de certa forma temos temporadas climática razoavelmente bem definidas; hoje não mais tão precisas devido às mudanças climáticas globais, mas na média nossas regiões tem suas peculiaridades e a grande parte da população sabem definir as temporadas de chuvas, frio, calor, ventos mais fortes e algumas particularidades. Sendo assim, estamos bem acostumados com nuvens de diversos tipos e formatos; mas nada que se compara com aquela nuvem que apareceu sobre os israelitas na noite da saída do Egito e que serviu de iluminação para eles e à certa altura da perseguição do Faraó, ela se deslocou automaticamente e se interpôs entre as duas massas de gente, servindo de luz para os israelitas e obscurecia o caminho para os egípcios, o que por si só, não é nada comum. “Então o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles. Também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles,20 e ia entre o exército dos egípcios e o exército de Israel. A nuvem era escuridão para os egípcios, mas iluminava a noite para o povo de Israel, assim que, durante toda a noite, os dois exércitos não puderam se aproximar.” (Ex 14.19,20). Aquelas pessoas passaram a viverem suas vidas diárias com suas rotinas de atividades, debaixo daquele toldo que os protegiam do sol escaldante do deserto, fazendo sobre e de certa forma ela também oferecia conforto térmico, amenizando o clima. À noite, ela ficava como que em chamas, sendo assim, produzia conforto contra o frio que desaba no deserto durante a noite e inibia ataques contra a segurança dos acampados, pois os animais selvagens e predadores de hábitos noturnos, não se sentiam à vontade com o aspecto que aquilo tomava. Fogo e nuvem sobrenaturais, acontecendo naturalmente todos os dias, de forma que aquele aspecto do favor divino, com sua presença produzindo conforto, segurança e bem-estar, fora incorporado de tal forma que logo não despertava mais a admiração, a êxtase e o impacto do sobrenatural. Não gostaria de pensar assim, mas parece que algumas circunstancias da vida deixam de serem notadas e os favores e as bênçãos de Deus começam a não produzir a glória e o louvor merecidos por Deus, o Senhor Todo Poderoso e provedor de todas as bênçãos para nós. Você se sentiria incomodado se lhe fosse perguntado se reconhece que vive debaixo da nuvem e fogo das providencias divinas para todas as suas necessidades e em todas as suas atividades?
Senhor, minha oração é na verdade uma pergunta: Onde não estou percebendo a tua graça e tua glória abençoando a minha vida? Onde o Senhor não está sendo reconhecido, adorado e glorificado por minha vida e minhas ações? Aproprio-me da oração do salmista quando ele disse: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;24 vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23,24). Em nome de Jesus, amém. Pr