O Bem-Aventurado

Meditação do dia: 30/03/2024

“Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1.1)

O Bem-Aventurado – Vou variar um pouco a temática nesses próximos devocionais, voltando a atenção para o Livro dos Salmos. Este é um dos livros preferidos de onze de cada dez leitores da Bíblia. Além de serem muito inspirativos, eles expressam muito bem as profundezas da alma humana e especialmente dos adoradores de Deus. Desejo aprender e compartilhar com vocês algumas boas experiencias com a Palavra cantada, declamada e aqui podemos dizer que literalmente em “verso e prosa. Hoje, vamos começar no começo, e a chamado do poeta, iniciou com a expressão “Bem-aventurado” que se mostra ser um termo bastante recorrente nas páginas sagradas e na literatura oriental   dos velhos tempos, mas que no nosso português atual quase não se utiliza e mesmo entre os cristãos praticantes, se faz necessário buscar sinônimos e dar explicações, para uma melhor compreensão da exatidão do sentido original. Mas estamos aqui para nos alimentar e não para discussões semânticas e exegéticas ou culturais entre os escritos antigos e o hodierno. O mais trivial que adotamos para o termo que inicia o Livro dos Salmos, é “mais que feliz!” talvez poderíamos dizer “um felizardo,” um “sortudo,” mas nesse caso o sentido é mais restrito à idéia de ganhar coisas, acertar alvos, ser recompensado constantemente. A idéia de “Bem-Aventurado” vai mais longe, é mais abrangente e lida com a vida espiritual, intimidade com Deus, alguém realizado e satisfeito com os resultados de sua vida. Sendo assim, esse primeiro salmo vai descrever digamos, a receita de como se alcançar esse nível de experiencia e permanecer lá por muito tempo. Então, estamos falando de um projeto de vida, não é coisa para satisfação imediata; se trata de alguém que busca em Deus e sua Palavra, soluções definitivas e não apenas alívio temporário. Para se construir esse estilo de vida é preciso um projeto de longo prazo, investimento sólido, perseverança e resiliência. No devido tempo, os frutos aparecerão. “… no devido tempo, dá o seu fruto…” (Sl 1.3). Vamos juntos nessa viagem?

Pai querido, queremos nos ver como Bem-Aventurados diante do Senhor e colher os frutos de uma vida de proximidade e comunhão verdadeira. Pedimos que abra os nossos olhos e também nossos entendimentos e corações para recebermos revelações do Espírito Santo, o mesmo que inspirou a Escritas das poesias e canções que tem iluminado a vida de milhares de pessoas durante os milhares de anos, mantendo-se novos a cada manhã e renovados a cada dia. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário