Meditação do dia: 03/04/2024
“Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Sl 1.1)
O “Assentar” do Bem-Aventurado – Ontem, na meditação falei de Watchman Nee, um cristão chinês, que passou muitos dos seus anos preso por causa de sua fé, viveu uma vida profunda de comunhão e intimidade com Deus. Citei o material baseado na Carta de Paulo aos Efésios em que ele descreve a experiencia cristã em três passos: Sentar, Andar e Estar Firmes. Como dei o spoiler que compartilharia algo sobre esse “Assentar,” olhando o lado positivo, então vamos lá! Ele aborda a experiencia cristã na carta aos efésios, como sendo vista em três posições: 1. A posição que o cristão ocupa em Cristo (Ef 1. Até 3.21); 2. Sua vida no mundo (Ef 4.1 até 6.9) e 3. Sua atitude frente ao inimigo (Ef 6.10-24). Vamos marcar cada uma dessas divisões com um texto para fixar melhor, sendo assim, a nossa posição em Cristo – SENTAR: “e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus” (Ef 2.6 NAA). A nossa vida no mundo – ANDAR: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,” (Ef 4.1 ARA). Nossa atitude frente ao inimigo – ESTAR FIRMES: “Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Ef 6.11). A vida cristã não começa com andar, nem fazer, mas com um “está consumado;” conforme, Jo 19.30. Nessa carta somos inicialmente convidados a sentar e estar com Cristo. Andar, implica esforço e a Palavra diz que somos salvos pela graça através da fé. (Ef .8,9). Começamos nossa vida dependendo não de nossas forças ou obras, mas do que Cristo fez. Quem não faz isso, biblicamente não é cristão; pois o primeiro passo na vida de fé é dizer: “Nada posso fazer para me salvar; porém Deus em sua graça tem feito por mim todo o necessário em Cristo Jesus.” A vida cristã do princípio ao fim descansa sobre a base de uma completa dependência em Cristo. Na vida de fé só avançamos quando aprendemos a “sentar.” De pé ou andando nos cansamos, mas quando sentamos o cansaço desaparece prontamente. O mesmo acontece na esfera espiritual; sentar significa descarregar todo o peso, nossa carga, nós mesmos, nosso futuro, tudo no Senhor Jesus. “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 e 5.7 ARA). Esse é um lado positivo da vida do bem-aventurado, que ao cultivar sua vida de fé e comunhão intensa com Deus, aprende a desfrutar as belezas e delícias da caminhada com Cristo.
Senhor, obrigado, por providenciar descanso e comunhão para com os teus filhos. te agradecemos por isso, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason