Como Árvore

Meditação do dia: 07/04/2024

“Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.” (Sl 1.3)

Como Árvore – As Sagradas Escrituras faz uso de diversas metáforas para ilustrar seus ensinos, comparando figuradamente as pessoas e às vezes uma família, cidade e até uma nação inteira com diversos tipos de árvores. Jotão, filho de Gideão, utilizou uma parábola onde as árvores precisavam escolher um rei sobre elas e ali aparecem oliveira, figueira, videira e espinheira (Jz 9.7-15). O profeta Ezequiel utilizou uma parábola onde uma grande água plantou um broto de cedro (Ez 17.3,4). O Senhor Jesus fez um belíssimo ensinamento utilizando a videira, como sendo ele mesmo a videira verdadeira (Jo 15). Nesse salmo que estamos trabalhando, ele vem utilizar a mesma idéia comparativa, ao dizer que essa pessoa bem-aventurada, por suas escolhas e práticas, ao deixar as coisas ruins e não edificantes e escolher a Palavra de Deus para se alimentar meditando de dia e de noite, pode ser comparado á uma árvore. Em poucas palavras, num único versículo, ele já ensinou muita coisa, por nos deixar a meditar sobre a sua ilustração, porque ao citar a localização do plantio dessa árvore, já nos leva a pensar em raízes, água de qualidade, e todos os processos que isso tem para que os resultados apareçam. Vejamos que a escolha da prática da meditação na lei de Deus, já coloca a pessoa numa boa posição, boa localização, onde pode fincar raízes, drenar água, captar nutrientes e dar estabilidade à árvore e beneficiar para as demais etapas da vida. Uma escolha, muitas oportunidades!

Senhor, queremos agradecer pela sabedoria de quem escolhe meditar em tua Palavra ao invés de buscar os recursos em fontes que não podem satisfazer e nem dar condições de sermos abençoados. Hoje, escolhemos novamente o caminho da meditação e da prática da tua vontade em nossas vidas. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário