Correntes de Águas

Meditação do dia: 09/04/2024

“Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.” (Sl 1.3)

Correntes de Águas – O salmista fez uma alusão muito bonita e acertiva sobre a comparação da vida bem sucedida de uma pessoa bem-aventurada, com uma árvore plantada junto à correntes de águas. Hoje vamos explorar um pouco essa expressão, porque ela faz todo sentido para nós, porque são contingencias que favorecem o sucesso dessa árvore. Além dela estar viva, bem plantada, enraizada, também está colocada numa posição privilegiada, junto a uma corrente de águas. Olhando nossas vidas pela perspectiva de uma comparação a uma árvore, já sabemos que existem muitas coisas que a torna visível; como suas folhas, seu tamanho, o porte privilegiado; tudo isso é o que os outros vêem, aqui se trata das aparências. Veja bem, não há nada de errado com aparências, desde que elas não sejam falsas. De longe dá para enxergar uma grande árvore, frondosa, robusta, bem localizada – se ao chegarmos perto, percebermos que tudo que vimos de longe se confirmam e ainda pode ser melhor vendo de perto. Ela é saudável, frutífera, frutos saborosos e nutritivos e abundantes. As pessoas olharem para nós e o que elas estão vendo se for real, está tudo bem. Continuamos sabendo das nossas limitações, da nossa dependência da graça de Deus e do esforço e diligencia para nos mantermos nessa posição. Aparências boas e verdadeiras, são na verdade, bênçãos e bom testemunho. Agora, como a árvore, o que verdadeiramente faz a roda girar, está escondido, debaixo do solo, que são as raízes, que são resilientes, cavam e buscam nutrientes e umidade suficiente para se manter mesmo nos tempos de desafios. Isso as pessoas não vêem! Isso é o que nos importa. Observemos o ensinamento de Jesus: “No último dia, o grande dia da festa, Jesus se levantou e disse em voz alta: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7.37,38). Primeiro mitigamos a nossa própria sede na pessoa de Jesus; isso é o privilégio de estar plantado junto à correntes de águas; nossas raízes vão em busca da preciosa água que só Jesus oferece. O resultado disso cultivado constantemente, é que chega um momento em que isso transborda para também abençoar aos outros ao nosso redor. Pessoas que vê de longe, é atraído pelo que vê e quando chegam, elas encontram o que procura. O perigo, é quando se procura e só há folhas, só aparência, como foi com Jesus e aquela figueira. “E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, a não ser folhas; porque não era tempo de figos.” (Mc 11.13).

Senhor, agradecemos pela oportunidade de estarmos plantados juntos às tuas correntes de águas, que abençoam as nossas raízes e nos levam a uma vida de frutificação e assim abençoar outras vidas que procuram ajuda. Sabemos que é a tua graça e a tua bondade. Em nome de Jesus, oramos, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário