Meditação do dia: 10/04/2024
“Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.” (Sl 1.3)
Fruto No Devido Tempo – Tempo e frutificação fazem parte do conceito de semear e colher. O sábio rei Salomão falou sobre esses processos, que não dizem respeito apenas à vida do campo e do agronegócio, mas com a jornada da vida humana; e a vida espiritual não se aliena disso. “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca fará a colheita.6 Semeie a sua semente de manhã e à tarde não fique de braços cruzados, porque você não sabe qual irá prosperar: se esta, se aquela ou se ambas serão igualmente boas” (Ec 11.4,6). Jesus tem bem mais autoridade do que Salomão para ensinar sobre as profundidades dos mistérios e coisas da vida; ele também falou sobre isso e podemos aprender com ele. “Jesus disse ainda: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente na terra.27 Ele dorme e acorda, de noite e de dia, e a semente germina e cresce, sem que ele saiba como.28 A terra por si mesma frutifica: primeiro aparece a planta, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga” (Mc 4.26-28). Tiago, irmão de Jesus na sua carta, falou sobre frutificação e o que isso produz na vida do homem. “Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas” (Tg 5.7). A sabedoria nos ensina que existe tempo para todas as coisas e assim, o homem bem-aventurado, que evita as práticas nocivas da vida e adota uma postura de praticar a meditação na Palavra de Deus, terá o seu tempo onde os resultados irão aparecer. Sendo ele como uma árvore plantada junto às correntes de águas, no devido tempo ele irá apresentar os frutos esperados. Que frutos são esperados da vida da pessoa bem-aventurada? Serão os frutos que saciarão as necessidades de quem for procurar; a multiforme graça de Deus, distribui dons, talentos, capacidades e assim o servo de Deus é capaz de produzir toda sorte de frutos abençoados. Independente dos dons e ministérios pessoais, que nos leva a progredir e investir nos crescimento de nossas atuações para as quais fomos chamados, também há uma demanda muito grande de um mundo carente e uma igreja, como corpo, da qual fazemos parte e sempre que alguém tem uma necessidade, certamente ele irã procurar em alguém que pode oferecer respostas, assim como um faminto irá procurar uma árvore frutífera. No devido tempo aqui, está também associado ao tempo de necessidade das pessoas que nos procuram por ajuda. Lembrando que nenhuma árvore produz frutos para si mesma, pois são produzidos e devem ser colhidos e utilizados, senão irão se perder, com excessão da dispersão de sementes. Nenhuma pessoa no serviço ministerial, não deve visar a si próprio ou utilizar para vantagens próprias. Frutos são produzidos para abençoar a outros e é isso que os torna especiais.
Senhor, obrigado pela produtividade que a vida de Cristo implantada em nós nos permite ser bênçãos para a vida de outros irmãos e das pessoas necessitadas que nos procuram para serem socorridas, ajudadas e ministradas, segundo os dons de cada um ou segundo a necessidade delas. Agradecemos ao Espírito Santo que nos capacita a sermos abençoadores e assim glorificar ao Senhor de nossas vidas. Em nome de Jesus é que oramos agradecidos por esses frutos que saciam e abençoam a muitos. Amém.
Pr Jason